quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Receita de hoje: bolo de limão com leite condensado de arroz


Eu ainda não achei o bolo de limão perfeito. Sim, iguais aqueles que eu comia antes do diagnóstico. Todos que tenho feito tem ficado mais embatumadinho ou quebradiço. Mas, tudo bem. Mesmo com uma textura não perfeita, o gosto sempre fica bom. 

Pela foto dá para reparar que ele não ficou bonito. Mas, acabaram com o bolo rapidinho; então acho que não estava tão ruim, né? 

Essa receitinha veio da Érica, que também é leitora assídua do blog. Ela é super participativa, compartilha um montão de coisas e parece ser uma pessoa bem querida. Eu adorei a receita!
Adaptei todas as medidas porque a receita dela é com iogurte com lactose e eu fiz sem lactose (a medida dos copinhos são diferentes). 

Em cima do bolo eu preparei um leite condensado de arroz, receita que aprendi no blog da Cláudia Marcelino. Particularmente, eu gosto mais do resultado da calda de leite condensado com limão. Mas às vezes a consciência pesa com tanta gordice que eu resolvi fazer o de arroz. Para não ficar com aquele aspecto e textura de amido, eu acrescento um pouco de leite zero lactose. Aqui embaixo vou colocar a receitinha. 

Vamos aprender?
Não é nada difícil!

Você vai precisar de:
- 170 gramas de iogurte sem lactose (usei o natural da LacFree, da Verde Campo)
- 50 ml de óleo
- 2 ovos
- 270 gramas de açúcar
- 125 gramas de farinha de arroz
- 37 gramas de amido de milho
- 40 gramas de fécula de batata
- Suco de 1 limão bem grande e suculento (antes de cortá-lo, raspe um pouquinho para usarmos as raspinhas para enfeitar)
- 1 colher de sopa de fermento em pó

PAUSA PARA DICA!

Para extrair o máximo do suco do limão ou laranja, basta ir rolando-os em uma superfície lisa. Quanto mais rolar, mais suco você terá! 
Com isso, espremer com as mãos ficará super fácil!

Hora de colocar a mão na massa!
Primeiro, misture os secos (açúcar, farinha de arroz, amido de milho e fécula de batata) e reserve. Na batedeira, bata os ovos, o óleo e o suco do limão. Em seguida, acrescente o iogurte e bata mais. Por último, vá acrescentando aos pouco a mistura dos secos. Adicione o fermento em pó e mexa com um fouet. Unte uma assadeira e leve o bolo ao forno pré-aquecido a 180 graus. Para saber se já está no ponto, faça o teste do palito. 


Feito o bolo, enquanto ele esfria, vamos preparar o leite condensado de arroz, uma alternativa para quem não pode consumir leite. A receita original está aqui

Os ingredientes são:
- 2 e 1/4 de xícara de leite de arroz (tem receita de como fazer aqui!)
- 1/2 xícara de açúcar refinado
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- Suco de limão a gosto
- Aproximadamente 150 ml de leite zero lactose

Em uma panela, misture o leite de arroz e o açúcar, em fogo baixo, sempre mexendo. Essa mistura deverá reduzir a metade. Em seguida, adicione a baunilha e, aos poucos, acrescente o leite zero lactose, que dará uma cor mais esbranquiçada ao leite condensado e não o deixará com tanta consistência de amido. Ao desenformar o bolo, jogue o leite condensado de arroz e as raspas de limão para enfeitar. Só se deliciar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...