terça-feira, 26 de agosto de 2014

Receita de hoje: nhoque de biomassa de banana verde com molho de tomate caseiro



Olá, gente mais linda!
Já falamos sobre a biomassa de banana verde, certo? Sobre como ela é versátil e benéfica para todos, especialmente nós, celíacos. 

(Quem quiser relembrar ou ainda não viu esse post, só clicar aqui!)

E como ela é versátil, uma das coisas que podemos fazer com ela é nhoque. Eu já tinha visto várias receitas mas acabamos criando a nossa própria, eu e meu namorado (fomos anotando tudo para passar para vocês). O que eu achei? Notal mil! Simplesmente, amei. Achamos que a massa poderia ter ficado um tiquinho mais mole mas, como vocês sabem, as coisas sem glúten tendem a ser mais durinhas, então não senti tanta diferença. Talvez meu namorado tenha sentido mais essa diferença. 

Vou ensiná-los a fazer essa receitinha que, apesar de um pouquinho trabalhosa (porque leva um certo tempinho), fica deliciosa, além de ser saudável. 

Vamos colocar a mão na massa então, literalmente?
Essa receitinha vai render aproximadamente 1 kg, servindo bem aproximadamente 3 pessoas.

Ingredientes
- 675 gramas de biomassa de banana verde (se ela estiver endurecida, é só colocar no fogo com um pouquinho de água até ela virar uma massa e bater no processador novamente). Para preparar essa quantidade de BBV usei 1,2 kg de banana nanica verde.
- 300 gramas de farinha de arroz (como escrevi, poderia ter ficado um pouquinho mais mole. Então se alguém quiser testar com menos farinha, fica a vontade)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de chá de sal 

Depois de bater novamente a BBV no processador, colocá-la em uma bacia e, aos poucos ir acrescentando a farinha de arroz, amassando bem. Não esquecer de acrescentar o sal e o azeite. 
A quantidade de sal é muito pessoal, não é? Então eu provei a massa e achei que ficou excelente. 
Se quiser acrescentar temperos, também está liberado. 

Depois que a massa estiver bem homogênea, em uma superfície limpa, livre de qualquer resquício de glúten (olha a contaminação cruzada, gente!) e com um pouquinho de farinha de arroz, faça rolinhos e corte, com a faca, em pedacinhos. 



Em um panela com água fervendo, coloque os pedacinhos de massa crua. Assim que eles subirem na panela, retire com uma escumadeira e coloque em um refratário. 


Vejam que lindo! Subiiiiiuuuuuu...
Fiquei tão feliz!
Pode-se colocar o molho que quiser e levar ao forno, por uns 10 minutinhos, antes de servir. 

Fizemos um molho de tomate delicioso. Vamos aprender?
- 4 tomates descascados e cortados em cubinhos
- 2 alhos triturados
- 1/2 cebola bem picadinha
- 2 colheres de sopa de azeite
- Água filtrada
- Sal e temperos a gosto 

Em uma panela, coloque o azeite e o alho. Deixe fritar por alguns segundinhos e acrescente a cebola. Mexa e deixe fritar mais um pouco.
Em seguida, coloque os tomates e um pouco de água para o tomate cozinhar. Quanto mais cozinhar, mais gostoso. Se a água secar, acrescente mais até ficar como quer. 
Não costumo tirar as sementes mas se alguém preferir, pode. Aproveito tudo!

Delícia, não é?!
Combina com um almoço de família e todo dia 29 é dia de comer nhoque!

Ah! Congelado não fica tão perfeito porque ele dá uma desmanchadinha (mesmo eu tendo feito com a quantidade de farinha que fiz e que mencionei ter ficado mais durinho...mas ainda continua ótimo). Então, o ideal é fazer para comer fresquinho. 



Bom apetite!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...