quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Receita de hoje: sobremesa fácil de gelatina com creme branco


Essa receita é tão fácil que parece mentira! 
Fui convidada para almoçar na casa de uma amiga, a mesma que olhou todos os rótulos para que eu pudesse almoçar no aniversário do filhinho dela, lembram? Estava em uma semana super corrida e me ofereci para levar uma sobremesa
O almoço estava delicioso! Ela fez um peixe grelhado delicioso. Sem contar que o feijão dela estava bom demais também. E foi uma delícia passar algumas horas com ela e as crianças dela. Foi bem divertido e matamos um pouco a saudade da época da faculdade. 
Diante do convite, comecei a pensar no que levar e minha mãe lembrou desse doce fácil, rápido e delicioso. Do jeitinho que eu gosto, com ingredientes que já estão no armário.
Então, a ideia é o creme branco embaixo e a gelatina em cima. Para enfeitar, coloquei esse confeito coloridinho, sem glúten e sem lactose. Essa sobremesa não é sem lactose porque coloquei um pouquinho de leite condensado. Mas, imagino que ela possa se transformar em uma sobremesa sem lactose se não colocarmos o leite condensado. Não sei como ficaria a consistência mas, como vai o amido de milho, acho que não tem problema.

Vamos aprender?
Primeiro, vamos preparar o creme branco. Você vai precisar de:
- 1/2 lata de leite condensado
- 1 litro de leite (usei o leite de vaca sem lactose)
- 1 colher de sopa rasa de amido de milho
- 2 gemas
- Açúcar, se necessário (eu coloquei um pouquinho sim porque achei que só com 1/2 lata de leite condensado não ficou docinho o suficiente)

Em uma panela, coloque o leite e a gema. Misture bem e acrescente o leite condensado. Se necessário, acrescente o açúcar até ficar agradável ao paladar. Por último, dissolva o amido de milho e um pouquinho de leite e acrescente. Deixe ferver por mais alguns minutos. O ponto certo é quando ficar com consistência de um creme mesmo.
Coloque essa mistura em um refratário de vidro e deixe-o reservado, esfriando.

Agora, vamos preparar a gelatina. Sem segredo algum, certo?
Usei a de sabor morango e segui as instruções do rótulo da embalagem. 

Uma dica: Não despeje a gelatina em cima do creme quando ele ainda estiver quente e quando ela ainda estiver muito líquida. Na própria panela, leve a gelatina para a geladeira só para que ela fique um pouco mais consistente. Quando ela estiver grossinha, pode jogar em cima do creme branco frio e levar novamente a geladeira. Aí, é só servir!

Huuuummm...delícia!
Super fácil, não acharam?
Ideal para quem quer um docinho em meio a correria.
Podem aproveitar bastante!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...