segunda-feira, 25 de março de 2013

Meu aniversário sem glúten


Até hoje não decidi se é bom ou não fazer aniversário quando passamos dos 20. O fato é que a cada ano, tenho menos vontade de comemorar mas, após a insistência do meu namorado, comemoro e claro, fico querendo tudo outra vez. Tudo porque a cada ano, gosto de estar com amigos muito queridos e a minha família. Aí, é difícil não querer repeteco, né?

Dia 01 de março foi meu aniversário e como nos últimos anos, quis fazer uma reunião íntima para poucos amigos (meu apartamento é pequeno, o que me impede de chamar todos que gostaria). Nos outros anos, pouco participava do cardápio mas, neste ano, quis fazer algo diferente. Elaborei o cardápio, ajudei minha mãe nas compras e ela me ajudou a fazer as coisas. Fiquei responsável pelos doces e ela, pelos salgados. E, pela primeira vez, quis fazer tudo (exceto os pãezinhos da mesa) sem glúten e com pouca lactose. Já comentei outras vezes o quanto acho injusto querermos que todas as pessoas comam como nós, porque sabemos, mais do que ninguém, que o sabor e textura são diferentes. Mas eu apostei que o que eu fiz ficou tão gostoso quanto as comidas glutenosas. Meus amigos disseram que tudo estava uma delícia (e eu, acreditei neles!). 

Vamos ao cardápio? 
(Fiquem felizes, a minha querida amiga nutricionista aprovou tudo! Podem copiar tranquilamente. Nada de frituras!)

Bebidinhas
Pra variar, sempre no dia do meu aniversário faz calor e chove. Sim, são as águas de março...Então, quis servir bebidinhas que agradassem a todos e claro, fossem refrescantes. 
Água aromatizada com folhinhas de hortelã
Refrigerante 
Suco natural de melão com hortelã 
Suco de caixinha de pêssego e de manga
Frisante
Cerveja (sim, com glúten porque eu nunca gostei de cerveja mas meus convidados gostam)

Entradinhas
Essa parte eu deixei com a minha mãe, que manda muito bem. Apesar de eu ter elaborado o cardápio, ela que preparou tudo. 
 Berinjela 
 Carpaccio de abobrinha com pimenta e sem pimenta (não sei se já comentei mas não suporto pimenta!)
 Geléia de pimentão com cream cheese
♥ Torta de alho poró sem glúten
 Mini pães sírio (com glúten)

Comidinha
Salada de alface, rúcula, cenoura e tomatinhos cereja
Escondidinho de carne seca em cumbuquinhas individuais

Para adoçar a vida
Bolo de aniversário sem glúten e sem lactose: bolo de chocolate com coco, recheado de mousse de maracujá
Brigadeiro branco e preto nos copinhos 
Brigadeiro enroladinho
Pequenos bolinhos de caneca

E, para agradecer meus convidados e deixar saudades de uma noite agradável
Lembrancinhas: brigadeiro com castanha de caju

E então, gostaram?
Ficaram com água na boca? Estou com saudades de tantas coisas gostosas. Tirei fotos para mostrar tudo para vocês. Confiram:








 



Além das fotos, não poderia deixar de divulgar para vocês a receita de tudo, né? 
Então, vamos colocar a mão na massa, começando pelas entradinhas. 

♥ Berinjela (SG/SL)
Essa receita, quanto mais em conserva a berinjela ficar, melhor. Então, se for servir em uma sexta feira, por exemplo, ficará melhor se feita na quinta. 

- 2 berinjelas
- 1 pimentão vermelho
- 1/2 copo de vinagre
- 2 cebolas em pétalas
- Azeitonas pretas (a gosto)
- Alho laminado, sal, orégano e azeite, também a gosto

Corte as berinjelas e o pimentão em tiras e coloque-os para ferver no vinagre com sal. Após fervera, escorra bem a água. 
Em uma panela, frite a cebola e o alho no azeite. Em seguida, acrescente a berinjela e o pimentão, bem sequinhos. Verifique a necessidade ou não de mais sal, acrescentando orégano, sal e azeitonas pretas. Perfeito para comer com pão!

♥ Carpaccio de abobrinha (SG/SL)
Essa receita é dos deuses, minha gente. Como a berinjela, ficará mais gostoso se feito um dia antes, assim, a abobrinha vai pegando o gosto dos temperinhos. Vamos aprender!

- 3 abobrinhas laminadas (pode-se usar toda a abobrinha, porém para que o prato fique mais bonito, use somente o pescoço dela)
- 1 1/2 litros de água
- 1 colher de sopa de sal
- 1/2 copo de vinagre
- 7 dentes de alho laminados
- Azeite e orégano a gosto
- Opcional: pimenta calabresa

Coloque para ferver a água, vinagre e sal. Após a fervura, coloque as abobrinhas laminadas por apenas 2 minutos. Escorra toda a água.
Em um refratário, faça camadas intercaladas de abobrinhas, alho laminado, azeite, orégano e pimenta calabresa. Fica delicioso!

♥ Geléia de pimentão com cream cheese (SG)
Essa geléia pode ser conservada no congelador, sem o cream cheese. Você vai precisar de:

- 1 kg de pimentão vermelho, picados e sem semente
- 1 colher de sopa de vinagre branco
- 1 1/2 xícara de açúcar cristal

Coloque os pimentões no processador de alimentos. Após estarem processados, leve-os para a panela com o vinagre e o açúcar. Espere dar o ponto de geléia. Em um refratário pequeno, coloque o cream cheese e, por cima, a geléia. Fantástico!

♥ Torta de alho poró (SG)

Lembram dessa foto?


Receitinha de mãe é tudo de bom, né pessoal? 
A original desta vai farinha de trigo mas claro que minha mãe deu um jeito e transformou-a em uma torta sem glúten, super versátil, rápida, fácil e barata. Em resumo, perfeita para nós celíacos.

Você não vai precisar de batedeira, apenas de um liquidificador. AMO receitas de liquidificador. Morei sozinha por 3 anos e tinha um ótimo liquidificador e nenhuma batedeira, então quando via uma receita assim, ficava maluquinha para testar.

Super dica: o alho poró pode ser substituído por frango desfiado, bacalhau, carne moída, atum ou o que quiser. Para esta receita, basta 300g de carne vermelha ou branca.

Vamos aprender?
Para a massa, você vai precisar de:
- 1/2 xícara de óleo
- 1 xícara de leite (para os intolerantes a lactose, usar o leite sem lactose, da marca Piracanjuba ou água mesmo)
- 6 colheres de maisena
- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
- 1 colher de queijo ralado (para os intolerantes a lactose, usar queijos Balkis)
- Sal a gosto

Para o recheio, separar:
- 1 cebola picada
- 1 tomate picado
- 2 talos pequenos de alho poró ou 1 grande
- 6 folhas de manjericão
- 100g de queijo mussarela (para os intolerantes a lactose, usar queijos Balkis)
- 3 azeitonas picadas
- 4 colheres de requeijão (ingrediente opcional para os intolerantes a lactose)

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes da massa e bata no liquidificador. Não estranhem, ficará bem líquido. 
Em uma bacia, misture todos os ingredientes do recheio, exceto o requeijão.

Montagem
Coloque uma parte da massa e, em seguida, todo o recheio, com umas colheradas de requeijão (quem optou por colocar). Novamente, a outra parte da massa e, por fim, as folhas de manjericão para enfeitar. Em forno pré-aquecido, deixar assar por aproximadamente, 30 minutos até dourar. 

♥ Escondidinho de carne seca (SG/SL)
Receitinha adaptada da minha mãe, super simples e deliciosa.

- 500g de carne seca
- 1 kg de mandioca (usar a proporção de: para 500g de carne seca, 1 kg de mandioca)
- Leite sem lactose (marca Piracanjuba)
- Margarina (Becel, do potinho azul, pois é sem lactose)
- Cebola, salsinha e queijo ralado a gosto (para ser sem lactose, utilizar queijos da Balkis)

Primeiro, é necessário dessalgar a carne. Para isso, deixe-a de molho por 12 horas na água, trocando a água de 3 a 4 vezes. Em seguida, coloque a carne para cozinhar, na panela de pressão, por aproximadamente 20 minutos. Deixe a carne esfriar e vá desfiando. Depois, refogue-a, com um pouco de óleo, cebola e salsinha. 

Para o purê de mandioca, cozinhe as mandiocas na água com sal, na panela de pressão. Elas precisam ficar bem cozidas. Retire-as da panela e reserve a água restante. Em um liquidificador, bata as mandiocas e acrescente um pouco de leite. Em uma panela, coloque 3 colheres de sopa de margarina e acrescente as mandiocas batidas. Adicione sal e espere dar o ponto de purê, porém, mais mole. 
Em um refratário, faça uma camada de purê, carne seca e purê novamente. Acrescente o queijo ralado e leve ao forno para gratinar. 
Não acrescentamos creme de leite e nem requeijão, para que ficasse sem lactose. Ficou divino mesmo assim.

♥ Bolo de chocolate com coco, recheado com mousse de maracujá (SG/SL)
Esse foi o bolo inspirado no que eu já fiz e trouxe como receita aqui no blog + dicas de uma pessoa muito querida, a Dirlene. Fiz a união da receita do bolo de chocolate com coco com a receita de mousse de maracujá, usado na torta de maracujá. É bastante simples: basta fazer a receita do bolo de chocolate com coco, desenformá-lo e cortá-lo ao meio. A receita está disponível aqui. Enquanto isso, faz-se a receita do mousse de maracujá, que também está aqui. Depois, fiz furinhos no bolo (para que o recheio entrasse nos buraquinhos) e coloquei o mousse. Em seguida, basta colocar uma parte em cima da outra.
Para cobrir com o marshmallow, usei a receita da Dirlene, que é perfeita. Nunca pensei que fosse tão fácil fazer marshmallow. 


Segue a receita, com todos os créditos para ela:
Junte meio copo de claras com 1 copo de açúcar e leve para o fogo. Mexa até chegar ao ponto de as claras começarem a cozinhas nas bordas. Retire imediatamente do fogo e leve para a batedeira. Bata com a maior rapidez possível, de 5 a 10 minutos. Não deixe de acrescentar algumas gotas de limão ou essência de baunilha. 

♥ Brigadeiros (SG)
Bom, o melhor brigadeiro do mundo é o da minha irmã. Só que, infelizmente, ela não tem um receita com medidas. Ela faz no olhômetro mesmo. Para fazer um brigadeiro sem glúten, ela usou leite condensado, margarina e achocolatado Qualitá. 

♥ Pequenos bolinhos de caneca (SG/SL)
Eu já dei essa super dica para vocês: bolo de caneca dividido em três partes para servir como pequenos bolinhos. Confiram a receita do bolo de caneca aqui. Depois, é só tirá-lo da caneca e dividi-lo em três partes. Para ficar convidativo, jogue por cima da calda, granulado ou outros confeitos. Lembre-se de conferir na embalagem se contém ou não glúten. 


Ufa! Bastante coisa, não é gente? Por isso demorei para escrever o post. 
Espero que tenham gostado. Tudo feito com carinho!

Repassem para os amigos e familiares que não consomem glúten.

Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...