quarta-feira, 15 de maio de 2013

Receita de hoje: capuccino com leite de soja


Quem está curtindo o friozinho levanta a mão! \o/

Só quero dizer que eu gosto do inverno daqui de Ribeirão Preto e não de São Paulo. Deus, como sofria nessa época quando morava lá. Chegava a sentir dores no corpo, ficava mal humorada demais.
Agora, esse friozinho daqui, que fica em aproximadamente 20 graus, é bem gostosinho.

Semana retrasada, quando estava mais frio ainda, encasquetei que queria tomar capuccino. Mas, como vocês sabem, a receita original leva leite em pó e sendo intolerante a lactose, não poderia tomar. Resolvi procurar na net uma receitinha. Encontrei um blog bem bacana: O Diário de Receitas Sem Lactose. Um cantinho super especial que recebe a dedicação da Monalisa, uma pessoa super acessível e simpática. Trocamos alguns emails e ela foi bastante prestativa.
Então, recomendo que conheçam. O foco são as receitas sem lactose. Porém, lá também encontramos receitas sem glúten. E foi lá que encontrei essa receitinha deliciosa de capuccino sem lactose. Pelo o que entendi, a receita foi enviada por uma terceira pessoa (ou seria melhor dizer primeira, não é?). Percebem o quanto é importante repassarmos informações? Olha a rede de conhecimento que se forma!

Eu dei só uma modificada na maneira de misturar os ingredientes porque eu achei que funcionou melhor. Na receita original, ela pede para misturar os ingredientes no liquidificador. Mas eu preferi a boa e velha peneira. Façam como achar melhor, tá?

- 300g de leite de soja em pó (podemos encontrá-lo também como extrato de soja em pó)
- 50g de café solúvel
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Com uma peneira, vá peneirando os ingredientes e misturando com uma colher. Guarde a mistura em um pote bem fechadinho, longe da umidade, ok?

Agora minha confissão: eu fui fazendo e testanto...fazendo e testando...e eu confesso que nem sei mais as medidas que coloquei. Eu posso dizer pra vocês que eu prefiro o sabor do chocolate ao invés do de café. Então, fui fazendo até chegar a uma sabor bom pro meu paladar. 
Minha outra dica é colocar a mistura no leite zero lactose. Achei que com o leite fica mais encorpadinho e gostoso do que com a água. Isso também muda de pessoa pra pessoa e você só vai saber quando fizer e experimentar. Ir para a cozinha é isso, meus queridos, testar. Nem sempre uma receita original vai nos agradar. Ela pode servir como base mas pode ser totalmente modificada. Sejam criativos e respeitem o paladar de vocês. É assim que conseguimos criar as coisas!

Em resumo, minha mãe não queria experimentar de jeito nenhum, só porque a receita leva soja em pó. Eu insisti tanto que ela provou e disse: "É idêntico ao original!".
Sem contar que dá até pra levar para o trabalho. Se tiver uma copa com um microondas é mais do que suficiente para tomar o seu capuccino. Basta aquecer o leite ou a água e adicionar a mistura.



Na foto, o capuccino está acompanhado dos cookies deliciosos da Sabor de Saúde. 


Ficaram animados?
Espero que tenham gostado da receita e da dica do blog.

Um beijo bem grande com a ponta do nariz geladinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...