quinta-feira, 9 de julho de 2015

Receitinha de hoje: capuccino sem leite


Eu JURO que vivo uma relação de amor e ódio com o frio, gente!
Para quem mora em Ribeirão Preto, frio é algo quase inexistente. E confesso. Amo o clima da minha cidade, aquele sol maravilhoso, inverno típico de 19/20 graus. Já morei em São Paulo e sei o que é frio. Mas como ainda volto sempre para a cidade da garoa, sofro demais. Essa é a parte do ódio. 

A parte do amor é a comilança. Amo sentir vontade de comer, tomar um capuccino bem quentinho, sopinhas e caldos saborosos. Huuuummm...delícia!

Já tem aqui no blog uma receitinha de capuccino bem gostosa. Mas, tem soja. E ao longo do tempo me tornei intolerante a dita cuja. Navegando pelo facebook, encontrei uma receitinha nota mil. Sim, capuccino sem leite. A receita original é do blog Mamão e Açúcar que, por sinal, tem receitas incríveis que me deixam com água na boca. Eu mudei um pouquinho a receita original porque acrescentei canela e ao invés de usar achocolatado, usei o chocolate em pó.

Vamos aprender?

Separe:
- 25 gramas de café em pó solúvel (usei Nescafé Tradicional)
- 140 gramas de açúcar 
- 40 gramas de chocolate em pó (uso sempre o Nestlé ou Garoto)
- 100 ml de água em temperatura ambiente

Coloque todos os ingredientes no bowl da batedeira e deixe bater até formar um creme. 
A consistência é uma questão: eu fiquei deixando bater quase 1 hora, acreditem se quiser. A receita original diz que se a batedeira não for planetária, que é o meu caso, leva-se 30 minutos. Mas, aos 30 minutos a consistência ainda não estava cremosa. Então, fui batendo até ver que não ficava mais cremoso que aquilo. 

Transfira todos os ingredientes para uma pote e leve ao congelador. Essa receita rendeu bastante capuccino. Para uma xícara de leite, uso aproximadamente uma colher de sopa. Mas isso é gosto, cada um gosta de um jeito. 

Fica muuuuito cremoso, como na foto! E não duvidem: não congela. Fica com consistência de mousse. Maravilha!

Bom friozinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...