quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Receitinha de hoje: torta de morango com coco sem farinha


Fui desafiada pela minha querida Manu, minha amiga celíaca ainda virtual!
Alguém enviou essa receitinha pra ela e ela me marcou, pedindo para testar. Como ela está com bebê pequeno, imagino que o tempo para ir para a cozinha é bem apertadinho. Quando vi a foto, fiquei com água na boca e resolvi testar. Testei e leve para o almoço na casa da minha avó. 

AMEI o resultado!
A receita original é sem glúten mas com lactose, do site Receitas de Minuto. Como sou intolerante a lactose também, transformei-a em uma receita sem lactose. Por isso tive um pouquinho mais de trabalho. Mas, valeu a pena!
Namorado, avó e mãe amaram. Minha irmã não experimentou porque não gosta de coco ralado.

Então, mãos a obra?

Para a massa, vamos precisar:
- 1 1/2 xícara de chá de coco ralado (pode ser qualquer um, desidratado, úmido, com ou sem açúcar. Se for com açúcar, dose a quantidade de açúcar a ser acrescentada)
- 2 claras de ovos (as gemas podem ser usadas na receita do creme de leite caseiro sem lactose - link abaixo)
- 2 colheres de sopa de açúcar 

Para o recheio:
- 1 lata (300 gramas) de creme de leite (se quiser creme de leite sem lactose, prepare a receita, clicando aqui!)
- 1/2 xícara de chá de leite de coco
- 230g de morango
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 1 pacote de gelatina incolor e sem sabor preparada de acordo com as instruções do fabricante (usei da marca Royal)
- 2 gotinhas de corante alimentício vermelho (opcional - usei da marca Mix)

Em uma tigela, misture o coco ralado, o açúcar e as claras até que a mistura fique bem umedecida. Se preferir, misture com as mãos para finalizar. Essa mistura deverá ser acomodada no fundo de um refratário de vidro (untado com óleo), forrando o fundo e as laterais. Leve para assar em forno pré-aquecido por 180 graus por aproximadamente 15 minutos ou até as bordas ficarem douradinhas (não perca de vista o tempo no forno, pois a massa pode queimar rapidamente). Retire do forno e deixe esfriar.

No liquidificador bata o creme de leite, o leite de coco, 130g de morango e o açúcar até formar uma mistura bem homogênea. Acrescente o corante vermelho se optou por usá-lo. Em seguida, acrescente a gelatina e bata mais.

Depois que a massa esfriar, pique o restante dos morangos e acomode-os em cima da massa. Adicione o creme batido e leve para gelar por pelo menos 3 horas. Dá para enfeitar a torta com morangos, chantilly ou marshmallow. 
Sirva gelado. 

O morango pode ser trocado por outras frutas. Acredito que até por chocolate. Já imaginou uma torta prestígio? Damascos, amora, framboesa, maracujá...Huuuummmm!
Essa massa de coco deu um toque muito especial!


Vejam o passo a passo

Não fica linda?


Como a receita do creme de leite sem lactose leva ovo cru, sugiro que não se demore muito para consumir a torta. Acredito em 2/3 dias ela deva ser consumida. 

Gente, e por favor! Não é porque é sem farinha que é saudável. Vamos maneirar no consumo, ok?!
Bom apetite!

Gostou da receitinha? Dá um curtir aqui em baixo, repasse para os amigos e familiares.
Vai reproduzir ou testar outras ideias em cima dessa receitinha? Fotografa e manda para colocarmos no Cantinho do Leitor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...