terça-feira, 25 de março de 2014

Receita de hoje: creme de leite caseiro



Receitinha coringa!
Substitui o creme de leite (testei!) e cumpre o papel muito bem. Não é o tipo de coisa que dá para comer sempre mas nem o creme de leite original é, certo?

Quem criou a receita foi a Cláudia Marcelino, do blog Cozinha sem glúten e sem leite. Não tenho contato com ela mas a história dela é bem bacana. Vale conferir!

Eu fiz uma adaptação e deu super certo. Fiz até um videozinho (está lá embaixo) para mostrar como fica a consistência dele, bem semelhante ao do creme de leite original. 

Vamos aprender?

- 2 gemas
- 2/3 de xícara de creme de soja ou arroz (usei o de soja - achei que o sabor ficou acentuado mas minha irmã e mãe não acharam. Na próxima quero testar com o de arroz)
- 1/2 colher das de chá de CMC 
- 2/3 de xícara de margarina sem lactose e sem sal derretida (usei a Becel do potinho azul - prestem atenção, SEM SAL, pois fiz com a salgada e achei que ficou salgado demais)

Em um liquidificador, bata as gemas, o creme de soja e o CMC por aproximadamente 3 minutos. Devagar, acrescente a margarina derretida e bata por mais alguns minutinhos. 

E é isso! Super fácil, não é?
O ideal é deixar de um dia para o outro na geladeira, porque fica mais consistente. Por exemplo, se for fazer um prato que queira usar o creme de leite caseiro no sábado, prepare-o na sexta, conservando na geladeira. Caso você ainda queira mais consistência, aumente a quantidade (aos poucos) do CMC. Por exemplo, no dia seguinte que fizer o creme de leite e achar que ficou líquido, coloque mais 1/2 colher de chá de CMC e espere até o dia seguinte. Não aconselho a ir acrescentando, sem medida e sem aguardar. Sou sempre a favor do devagar e sempre! 

Vejam como ficou a consistência do meu "nos finalmente":





Sabem o que preparei para inaugurar o creme de leite?
Arroz piamontese com bifes grelhados ao molho de mostarda! Ficou SENSACIONAL!
Para matar a vontade, clique aqui!

Espero que todos aproveitem essa criação da Cláudia, que muito me ajudou e espero que ajude a vocês também!


-------------------------------
Editado 29.03.2014
Testei a receita com uma colher inteira (chá) de CMC, não muito cheia, e ficou perfeita a consistência. Não precisei esperar no dia seguinte. No mesmo dia, após algumas horas de geladeira, a consistência estava ótima. Bati bastante no liquidificador.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...