sábado, 26 de abril de 2014

Receita de hoje: biscoitinhos com goiabada


Receitinha deliciosa e versátil. Adoro!
Perfeita para servir em um café da tarde ou consumir entre as refeições. Dá para trocar a goiabada (♡) pelo o que quiser e preferir. Essa receita, na verdade, é uma adaptação de um receita de biscoitinhos de damasco, que já está publicada no facebook (clique aqui para conferir!) mas, em breve, posso publicá-la aqui.. A receita original eu aprendi no site dos Grandes Pequeninos

Vejam como é fácil!

- 1 ovo
- 1 colher de azeite (reserve um pouquinho a mais caso seja necessário)
- 1 xícara de farinha de arroz
- ½ xícara de amido de milho
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Goiabada em quadradinhos (separe metade/metade)
- Açúcar a gosto (pode trocar pelo mel também)
- Papel manteiga

Em um recipiente, misture o azeite e o ovo nas quantidades indicadas acima. Com o garfo, bata bem até a mistura ficar homogênea. Em seguida, acrescente metade dos quadradinhos de goiabada e bata mais. Para finalizar, acrescente as farinhas e o fermento.
Em uma pedra de pia limpa, espalhe um pouco de amido de milho (para que a massa não grude) e vá amassando, com as mãos, a massa. Caso ela esteja despedaçando muito, adicione, aos poucos, azeite.  Não acrescente tudo de uma vez para que o sabor do azeite não se sobressaia. O ideal é ir colocando e provando a massa que, por si só, já é deliciosa. Isso vale para o açúcar também. Quando eu fiz, fui experimentando para ver se o sabor me agradava. Quando a massa estiver homogênea, abra-a com um rolo de cozinha. Não deixe-a muito fina e nem muito grossa (com, no máximo, 1 cm de altura). Vá formando disquinhos com a massa ou use um cortador de cozinha no formato que quiser.
Em uma forma com papel manteiga, coloque os biscoitinhos crus e para finalizar, coloque um quadradinho de goiabada em cada disquinho da massa, como na foto abaixo. Em forno pré-aquecido e temperatura média, deixe-os assando por aproximadamente 10 minutos. Como cada forno é de um jeito, é importante ir verificando o ponto dos biscoitinhos. Isso pode ser feito com um palito de dente.
Depois de assados, é só servir e aproveitar!
Bom apetite!


Biscoitinhos prontos para serem levados ao forno

Depois de assados, é só servir e aproveitar!
Bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...