sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Receita de hoje: falafel (bolinho de grão de bico assado)


Olááááá gente bonita do meu coração!
Com celíaco é assim: se não podemos ir até o boteco, ele pode vir até nós!

Já pensaram em fazer uma noite de boteco?
Compramos um Air Fryer, sabe aquela famosa "máquina" que frita sem óleo? Então, ela mesma. E estamos muito empolgados porque estamos adorando as comidinhas feitas nela. Vale cada centavo! 

E aí que a receita de hoje não precisa de Air Fryer. Fizemos na Air Fryer dessa vez mas já fiz outras duas no forno elétrico e a gás e ficaram perfeitos também. Ou seja, todo mundo pode fazer.
Aliás, a receita de hoje é SUPIMPA demais. Aprendi assistindo ao programa da Bela Gil, o Bela Cozinha. AMOOOOO esse programa porque é cheio de receitinhas saudáveis! 

A esse bolinho de grão de bico delicioso, damos o nome de FALAFEL. Já ouviram falar? 

É um bolinho delicioso que não leva nenhum tipo de farinha se optarmos por fazê-lo assado. Quem preferir fritar, terá que colocar um pouquinho de farinha sem glúten (a receita original pede farinha de trigo mas, por favor, né?!).

Como estou em uma onda de alimentação saudável, preferi fazer assado e o pessoal amou de paixão.

Não segui a receitinha na íntegra porque no dia não tinha tudo, mas vou passar exatamente como fiz a receita e tenho certeza de que vocês vão adorar.

Vamos aprender?
- 1 copo de grão de bico seco
- 2 dentes de alho triturados
- 1/2 cebola média bem picadinha
- 1 copo de salsinha fresca (quem tiver salsinha e cebolinha, coloca 1/2 copo de salsinha e 1/2 copo de cebolinha)
- 1 a 2 colheres de chá de sal
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 4 colheres de sopa de azeite 
- quem quiser, pode acrescentar outros temperos: manjericão, pimenta do reino
A receita original leva cominho mas como eu não gosto, não acrescentei

Deixe o grão de bico de molho por 8 horas em temperatura ambiente. Coloque bastante água porque ele vai sugar a água e, ao longo do tempo, ela não cobrirá todos os grãos. Passada as 8 horas, escorra a água e bata o grão de bico com o sal em um processador. Bata até formar uma massa. Se não der para bater tudo de uma vez, bata aos poucos. Em seguida, acrescente todos os outros ingredientes. Se achar que foi pouco azeite para formar uma massa, acrescente aos poucos. 



Aí e só fazer as bolinhas, untar uma forma com um pouquinho de óleo ou azeite (quem preferir por colocar o papel manteiga untado) e levar ao forno por aproximadamente 40 minutos a uma temperatura de aproximadamente 200 graus. 
Como cada forno é de um jeito, oriento que quando ele estiver moreninho, com cor de bolinho mesmo (como na foto), pode desligar e se deliciar. 

Para acompanhar os bolinhos, fica muito bom fazermos molhos, não acham?
Dá para fazer com ingredientes super básicos (não tão saudáveis) como ketchup, maionese e mostarda. Mas também dá para variar e aproveitar as ervas frescas.

Visitando o blog Fritadeira sem óleo (tem inúúúúúmeras receitas para fazer na Air Fyer - lembrando que são com glúten, então tem que fazer a substituição, ok?), encontrei algumas dicas bacanas de molhos. Alguns são com lactose, mas como nós, celíacos, somos muito criativos, dá para substituir, ok? Gente, por favor, olhem o rótulo de todos os ingredientes!


⌘ Molho Rosé: 1 xícara de chá de maionese, 2 colheres de sopa de catchup, 1 colher de sopa de mostarda, 1 colher de sobremesa de suco de limão ou vinagre e 1 colher de sobremesa de molho inglês ou shoyu.

⌘ Molho Tártaro: 1 xícara de maionese, 1/2 xícara de creme de leite, 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre, 2 colheres de sopa de cheiro-verde verde picado, 2 colheres de sopa de picles sortidos picados, 4 colheres de sopa de cebola bem picada e 1 colher de sopa de mostarda.

⌘ Molho de Alho: 1/2 xícara de leite, 2 colheres de sopa de maionese, 3 dentes de alho, 2 colheres de sopa de azeite e cheiro-verde à gosto.

⌘ Molho Pesto: 1 maço grande de manjericão fresco, 100g de queijo parmesão ralado, 1 dentes grande de alho, 100g de pinoli, castanha de cajú ou castanha do pará e 250ml de azeite de oliva.

⌘ Molho de Mostarda e Mel: ¼ xícara de suco de limão, 2/3 xícara de azeite, 1 e ½ colher de sopa de mel, 3 colheres de sopa de mostarda dijon ou amarela comum, sal e pimenta-do-reino à gosto.

⌘ Molho Chimichurri: 200ml de azeite e 1 pacotinho de tempero chimichurri desidratado.

⌘ Molho de Hortelã: 2 maços de hortelã (só as folhas), 7 colheres de sopa de azeite, 4 colheres de sopa de maionese, 1 colher de sobremesa de molho inglês ou shoyu, 2 dentes de alho, sal e pimenta-do-reino à gosto.

⌘ Molho Agridoce: 3 colheres de sopa de vinagre, 4 colheres de sopa de açúcar, 4 colheres de sopa de catchup, 1 colher de chá de sal e 1 colher de chá de shoyu.

⌘ Molho Sour Cream: 1 embalagem de cream cheese, 1 copo de iogurte natural, 1 colher de sopa de suco de limão, 5 colheres de leite e sal à gosto.

⌘ Molho de Iogurte: 1/2 copo de iogurte, 1 colher de sopa azeite, 1 colher de sopa vinagre, 1/2 colher de sopa de cebola, 1 dente de alho, 1 pitada de sal, pimenta-do-reino e orégano à gosto.

⌘ Molho de Parmesão: 25g de queijo parmesão ralado, 1 caixa de creme de leite, 2 colheres de sopa de leite, 1 colher de sopa de maionese.

⌘ Molho de Ervas Finas: 1/2 xícara de manjericão, 2 colheres de sopa de orégano, 1/2 xícara de alecrim, 1/2 xícara de azeite, 1/2 cebola média, 1 caixinha de creme de leite e sal à gosto.

⌘ Molho Verde: 5 colheres de sopa de maionese, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de cebolinha picada e 1 colher de sopa de suco de limão.

⌘ Molho Picante: 1/2 caixinhas de creme de leite, 3 colheres de sopa de requeijão cremoso, 1 colher de sopa de cebolinha, 5 colheres de sopa de azeitonas pretas sem caroços e 2 colheres de sopa de picles.

⌘ Molho Azedo: 1 pote de cream cheese, suco de 1 limão, 2 colheres de sopa de creme de leite, sal e pimenta-do-reino à gosto.


 

Além do falafel, fizemos batata e mandioca "frita". Tudo na AirFryer. Adoramos o resultado!
Como tinha creme de arroz caseiro na geladeira, aproveitei para fazer dois molhos, ambos adaptados das receitas acima: molho verde e molho rosé.

Molho verde


- 2 colheres de sopa de maionese (usei a Helmann´s de ovos caipiras)
- 1 colher de sopa de creme de arroz (para fazer a receita do creme de arroz, é só seguir a receita do leite de arroz, acrescentando menos água. Clique aqui para ver a receita!)
- 1 dente de alho
- 1 colher de sopa de cebolinha fresca picada 
- 1 colher de sopa de suco de limão

Bater tudo no processador de alimentos e está prontinho. 


Molho rosé

- 1 xícara de chá de creme de arroz caseiro
- 2 colheres de sopa de catchup
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sobremesa de suco de limão
- 1 colher de sopa de molho inglês

Bater tudo no processador de alimentos e servir

Outros petiscos podem ser servidos. Por exemplo, a calabresa ou outros bolinhos, como o de arroz (clique aqui para ver a receita!), bacalhau, etc.
Quem tiver a Air Fryer, fica melhor porque não leva óleo, ok?! 
Mas quem não tiver não fica impedido de tentar no forno!




17 comentários:

  1. oi bom dia acompanho vc há algum tempo gostaria de saber qual processador vc tem,pois o que tenho aqui não esta conseguindo moer grãos de bico agradeço fabiana ribeirao preto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabiana!

      Muito obrigada pelo carinho e mensagem

      Eu uso um processador da Polishop
      Ele não é magnífico não

      Você deixou de molho o grão de bico?

      Já tive um processador menor que moeu direitinho

      Beijo grande

      Excluir
  2. Boa noite. Dá para fazer o bolinho de grão de bico e rechear com presunto? Será que fica gostoso? É que meu filho é alérgico a leite, gluten e clara de ovo. Esse bolinho me parece muito saboroso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane, seja bem-vinda!

      Acredito que dê pare rechear sim. Mas, particularmente, não vejo necessidade. Ele é tão gostoso. E, com a receita dessa maneira, é até saudável, muito melhor para o seu pequeno. Agora, caso queira colocar, não vejo problemas. Só esteja atenta a possibilidade de presunto ter proteína do leite, ok?! Eu não tenho essa informação para te ajudar.

      Vocês vão amar o falafel!

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog!
    Quero saber a marca da sua air fryer. Ouço tanta reclamação... Vc diz que gosta muito.
    Pra mim já é uma ótima referência. Vc responde por e-mail?
    Beijo
    Jasmina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jasmina!
      Obrigada pelo carinho!

      Aqui em casa adoramos a Air Fryer! Já ouvi dizer que a boa mesmo é a da Walita/Polishop. É a nossa queridinha aqui em casa!

      Pode mandar email se preferir, ok?!
      semglutenporfavor@gmail.com

      Beijocas

      Excluir
  4. Olá!
    Passando para dizer que amei a sua receita!
    Fiz aqui em casa e todos gostaram muito!!
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, muito obrigada pela sua mensagem!

      Fico muito feliz por saber que você e sua família gostaram da receita.

      Um grande abraço

      Excluir
  5. Olá! Gostaria de saber se esse grão de bico que vai ficar de molho já está cozido..obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clarissa!

      É exatamente como está escrito na receita: o grão de bico seco (ou seja, como está quando você compra) e coloca-o de molho por 8 horas, ok?!

      Beijocas

      Excluir
  6. Oi, tudo bem? Você tem uma ideia que quantos bolinhos dão por receita?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mel. Como vai?
      Vai depender muito do tamanho dos bolinhos. Mas na foto estão todos. Contei de deram uns 20.

      Beijocas

      Excluir
  7. Oi Flor,
    Sabe me dizer se dá para bater o grão de bico no liquidificador?
    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francieli! Eu nunca fiz no liquidificador. Talvez, ele liquidifique mais enquanto que o processador deixe com uma textura mais para o bolinho.

      Beijocas

      Excluir
  8. Nossa adorei essas receitas, para mim a melhor parte dos aperitivos são os molhos kkk. Não consigo ficar sem. Ficaram incríveis, parabéns.
    http://www.tudonapanela.com.br

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui!
Seu comentário é muito importante. Deixe-o aqui e não se esqueça de voltar para visualizar a resposta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...