quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Receita de hoje: testei o famoso bolo sem glúten, sem leite e sem ovos



Quem já viu essa fotinho pelo facebook? Eu vi váááárias vezes e também váááááários amigos me enviaram. Fico tão feliz quando as pessoas lembram de mim e dos alimentos que posso consumir. Quando isso acontece, sinto que o conhecimento da doença cresce a cada dia, como um efeito dominó. 
De tanto receber a receitinha do bolo, pensei: não é possível! Vou ter que fazer para provar se realmente é bom.
E lá fui eu testar mais uma receitinha. 

Confesso que torci um pouco o nariz porque pensei: não vai farinha, não vai leite, não vai ovos? Então esse bolo nem deve existir. Para mim, parecia aqueles truques da internet que a gente clica e aparece o Sérgio Mallandro dizendo salci fufu. Tendo testado, posso garantir: Gente, é demais! Eu adoreeeeeeeeei mesmo!
E achei muito bacana porque as pessoas que não podem consumir ovos também podem comer, assim como os que não consomem glúten, lactose, soja...

Bom, mas se não vai ovo, vai o que? 
Linhaça! Acreditem se quiser! Uma amiga nutricionista muuuito querida já havia me dito que a linhaça pode substituir os ovos mas eu nunca tinha feito nada para provar. A única ressalva que faço é que ele ficou tão fofinho e tão macio que quebrava muito, se despedaçando. Aí, deixo para os gurus da cozinha nos ensinarem dicas para que isso não aconteça. Alguém se habilita? Pensei que pode ser a farinha de arroz mas já fiz bolos só com farinha de arroz que não ficaram assim.

Vamos aprender a fazer o bolo mais famoso do facebook?
Ah! Lembrando que a receita original é da fanpage Nutri & Você, como está na foto. 

Você vai precisar de:
- 200 ml de suco de laranja (não é laranjada não, gente. É laranja espremida mesmo...força nos bracinhos!)
- 1/2 copo  de óleo
- 1 copo cheio de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 copos e 1/2 de farinha de arroz (esse copo tem medida de 200 ml)
- 1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó
- 1 colher de café de farinha de linhaça

Separados os ingredientes...
Aliás, eu preciso fazer um parênteses. 
(Fui fazer a torta búlgara na casa da minha sogra e comentei com ela que antes de começar a receita, gosto de separar a quantidade certinha dos ingredientes em potinhos porque me organizo melhor. Ela me disse que isso é uma técnica francesa. Fiquei me sentindo muito chique. Faço a técnica sem nem saber (até então) que ela existe. Fui pesquisar e realmente encontrei o nome e a explicação. Chama-se mise en place. Dêem uma olhada na explicação aqui. Deixo como sugestão que façam isso. Suja mais louça mas fica muito melhor e organizado para seguir a receita.)

Vamos voltar a receita...
Então, separados os ingredientes, vamos preparar a massa.
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o fermento. Para acrescentá-lo, bata-o a mão, com uma colher. Em um forma untada, leve em forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até dourar. 

E entãããããoooo...vejam como ficou meu bolinho!


Por essa foto dá pra ver que ele ficou quebradiço. Porém, ficou delicioso! 
E vocês, já testaram essa famosa receita? Deu certo? 
Tem uma foto? Manda para cá que ela será publicada na fanpage do blog!

Até a próxima!

------------------------------------
Editado dia 20.02.2014
Meus amores, descobri que a foto do bolo divulgada (lá em cima!) não corresponde a um bolo sem glúten, sem leite e sem ovos. UFA! Pelo menos não fiquei tão frustrada por ver que o meu não ficou igual!
Mesmo assim, continuo recomendando, pois vale a pena!


49 comentários:

  1. Eu queroo! Será que se colocar na geladeira não fica mais durinho? Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!

      Acredito que não seja o caso de colocar na geladeira, porque ele ficou quebradiço e a geladeira o ressacaria, na minha opinião. Mas você pode tentar e contar pra gente o que achou! ;)

      Excluir
  2. Não dá pra usar a linhaça inteira? Tenho que comprar farinha ou posso bater a linhaça para virar pó? tanto faz a normal ou dourada? obrigadaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natália!

      Na substituição dos ovos sempre vi usar a farinha de linhaça. Você pode fazer uma tentativa.
      Se você estiver com ela inteira em casa, bata no liquidificador até virar farinha. Fica perfeito!

      Boa sorte!

      Excluir
  3. Amiga. Tb sou de ribeirão preto. Estou me descobrindo intolerante ao gluten tecente. Suas ducas vso me ajufar mt. Obrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilly, obrigada pela mensagem e pelo carinho!

      Seja bem-vinda! Qualquer coisa, é só gritar. Estou a disposição e no que eu puder ajudar, conte comigo.

      Beijo grande

      Excluir
  4. Nossa eu recebo esta receita direto dos amigos do facebook, kkk.
    Mas penso exatamente como você, fico feliz por eles lembrarem de mim. Mas ainda não testei, mas lendo este seu post, não tem como não experimentar. Vou tentar fazer também.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o "experimento" dê super certo! Conta pra gente depois!

      Beijocas

      Excluir
  5. vou fazer esse bolo para minha neta, penso em fazer um teste, se a linhaça está no lugar dos ovos, e são eles que deixam o bolo fofo, pela lógica deveríamos diminuir um pouquinho a linhaça, para ver se ele não fica quebradiço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo! Obrigada pela mensagem!
      Se você testar dessa forma, conta pra gente como ficou. Fiquei curiosa!

      Grande beijo

      Excluir
    2. Se ficou quebradiço, é por estar muito seco. Experimentem aumentar a,quantidade de óleo para deixar o bolo mais umedecido. E quando for assar,colocar na prateleira debaixo da forma com o bolo uma assadeira, ou tabuleiro com água.O vapor do forno vai umedecer o bolo.

      Excluir
  6. Maravilha, compartilhei na minha comunidade de receitas saudáveis e gosta de convidar-te a partilhar tuas receitas por lá também. Muita gente precisa de receitas assim como deste bolo maravilhoso!!!

    https://plus.google.com/u/0/communities/109716135334263032895

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, Denise!

      Não sei exatamente como compartilhar. Como seria?

      Um beijo grande

      Excluir
  7. Tente colocar mais linhaça, duas colheres por exemplo, pra evitar q fique quebradiço.
    Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica, Michelle! Vou testar.

      Muito obrigada!
      Beijo grande

      Excluir
  8. Já tentei fazer o bolo 2 vezes e não cresce, fica muito humano por dentro mas estava a fazer pelas dosagens originais. Vou tentar com os novos valores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pode ser por vários motivos. Só com essas informações não consigo ajudá-lo (la) a pensar o que pode ser.

      Estou a disposição, ok?

      Beijocas

      Excluir
  9. Qual é a temperatura ideal do forno?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Geralmente os bolos são assado em 180 graus, ok?!
      A não ser que alguma receita especifique a temperatura!

      Beijocas

      Excluir
  10. Fiquei em dúvida na quantidade da farinha. No total são. 750 ml?

    ResponderExcluir
  11. Tb não entendi a medida de farinha de arroz e so 300 ml de farinha ou 750 ml?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Damiana e Marceli, me desculpem pela demora em responder!

      Eu reli a receita e realmente está confuso
      Aí, fui estudar a questão, já que não me lembro o que fiz exatamente (só vagamente) quando reproduzi

      Pelo o que lembro, vagamente, e andei pesquisando os 300ml refere-se ao tamanho do copo. Portanto, vou editar a receita, deixando somente 2 copos e 1/2

      Depois, quero ver se acrescento em xícaras ou gramas

      Obrigada e desculpe pelo transtorno, meninas!

      Beijocas

      Excluir
  12. Já fiz essa e aprovei. agora fiz uma adaptação... usei leite vegetal, acrescentei farinha de coco e cacau... fiz uma calda de cacau com raspas de laranja... pensa em um bolo divino... é esse. Minha família adorou e foi aprovado pela nutricionista e pela Brunninha, nossa sobrinha que é alérgica a proteína do leite, ao glúten e a ovo...vou definir as proporções e volto aqui pra compartilhar com vc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uaaaau, Débora! Sua adaptação deve ter ficado uma delícia!

      Volta sim para compartilhar. Vou ficar esperando ansiosamente por essa calda de cacau com raspas de laranja...nhami nhami!

      Excluir
    2. A receita da Debora deve ter ficado sensacional!!! Raspas de laranja com chocolate. Hum... Que delícia. Fiz outro dia o Bolo Peteleco com farinha de arroz. Usei ovos pois não temos problemas com eles, entretanto, a massa ficou quebradiça. O sabor estava maravilhoso.

      Excluir
  13. O q posso usar no lugar do suco d laranja? Aki é alérgico a laranja. Sei lá pode leite d coco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula!

      Acredito que sim
      Ou o suco de outra fruta...maracujá, limão
      Se você tentar com leite de coco me conta, tá?

      Beijocas

      Excluir
  14. ESTAVA PROCURANDO ESSA RECEITA E ACABEI DE ACHAR AQUI NESSE BLOG....VOU AGORA PREPARA O BOLO E MAIS TARDE CONTO COMO FICOU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico feliz!

      Depois me conte se deu certo, tá?

      Beijocas

      Excluir
  15. Ola boa tarde ! Obrigada por compartilhar esta receita conosco ! Fiz este bolo por duas vezes e me aconteceu algo muito estranho , sera que ja aconteceu com vc ou outro alguém ? Deixo sempre o fermento por ultimo quando a massa esta pronta , quando eu fazia bolos com trigo procedia tbm da mesma forma , só que a hora que eu coloquei o fermento e comecei a mexer para misturar o fermento começou a fazer efeito e estufou toda a massa conclusão quando levei ao forno o fermento ja havia feito efeito e a massa solou , da ultima vez que eu fiz foi a mesma coisa coloquei o fermento e ele logo começou a agir na massa , não sei oque pode ser ja que eu não fiz nenhuma adptação na massa , o que sera ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vivian!

      Seu fermento está na validade? A melhor maneira de conservar o fermento é na geladeira, bem fechadinho. Se solou pode ser algo de errado com o fermento!

      Espero ter ajudado
      Beijocas

      Excluir
    2. Olá! Vc mexeu a massa de maneira miito rápida ou demais ao colocar o fermento? Ele deve ser somente incorporado à massa, mexendo de leve e sem mexer muito, e, deve ser o mais rápido possível colocado na forma, que já deve estar preparada, e ir diretamente para o forno. Isso pode te ajudar. Também aconteceu comigo certa vez. Espero ter ajudado. Abraço.

      Excluir
  16. EssA consistência quebradiça é pq não tem o glútem. ...ele que da q liga na massa. Vc pode contornar isso usando goma xantana. Sem glútem sem leite e sem soja. Uso da marca alimentare. Espero ter ajudado. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina!

      Acredito que não seja pela questão do glúten não, pois sempre faço bolos sem glúten e dificilmente ficam assim. No entanto, esse bolo não tem um monte de coisas que ajudam na massa.

      Obrigada pela dica da goma xantana! ;)

      Excluir
  17. Ansiosa pra fazer esse bolo, já que descobri que minha bb de um ano e seis meses não pode trigo leite ovos soja.... E ainda tem a linhaça que faz bem pra ela que tem dermatite atopica. Muito contente! Espero muito que dê certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico muito feliz. Espero que tudo dê certo.

      Estou sempre a disposição
      Beijocas

      Excluir
  18. Gente, bate tudo no liquidificador mesmo? Eu tentei fazer com essa medida de dois copos e 1/2 de farinha de arroz e a massa ficou tipo pão, não era liquido virou um bola de massa que dava para sovar.... Acabei jogando fora, como eu iria colocar numa forma com furo no meio? Alguem me da um luz, foi frustante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, eu ainda quero colocar essa receita em gramas pois acho as medidas de copo meio confusas. Mas é isso mesmo, bate tudo no liquidificador.

      A medida do copo é de 200 ml. Então são dois copos e meio de um copo de 200 ml.

      Como faz muito tempo, não lembro como fica a massa quando acaba de bater. Me desculpe!

      Vou repetir a receita qualquer dia desses.

      Beijocas




      Excluir
  19. O ideal é trocar o óleo por manteiga ou banha derretidas,e o açúcar por adoçante de qualidade,ou um açúcar não refinado,pois óleo e açúcar refinados,são venenos para sua saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo deve ser usado em equilíbrio! ;)

      Excluir
    2. Oi! O óleo de côco é uma excelente substituição! :)

      Excluir
    3. Joyce, é uma ótima ideia mesmo! Muito obrigada, viu?

      Excluir
  20. Na culinária sem glutém há a goma xantana que deve ser misturada a farinha de arroz para dar liga a massa, acredito que não deixa ela ficar quebradiça ao assar, OK.

    ResponderExcluir
  21. Coloco sempre uma colher de amido de milho pra não ficar quebradiço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que dica legal! Muito obrigada por compartilhar! ;)

      Excluir
  22. Mas pode usar em vez de farinha de arroz farinha de mandioca?

    ResponderExcluir
  23. Fiz o bolo. Acrescentei uvas passas e castanha do Pará. Fiz 2 medidas e a quantidade de linhaça mantive, pois vi alguns comentários q ele fica quebrando. O meu ficou ótimo. Foi um sucesso. Obrigada pela receita

    ResponderExcluir
  24. Olá posso trocar a laranja pelo limão será que fica bom?

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui!
Seu comentário é muito importante. Deixe-o aqui e não se esqueça de voltar para visualizar a resposta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...