quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Receita de hoje: cake balls de chocolate


Vocês se lembram dessa receita, não é?
Ela fez muito sucesso quando postei na fanpage. E com razão, pois é maravilhosa. Escolhi exatamente essa porque estamos na semana da criança! E criança remete a alegria, momentos divertidos e doces, não é? (De vez em quando, hein!). Que tal reunir a garotada e preparar essa receitinha no fim de semana? 

A única ressalva que faço é que realmente dá um pouco de trabalho e toma um certo tempo. Mas, eu me programei e consegui fazê-la em um fim de semana, já que minha semana é super corrida. Sendo assim, se vocês estiverem supervisionando, as crianças podem ajudar com pequenas tarefas (por favor, nada de fogão, forno ou outras atividades que coloquem os pequenos em risco).

O foco do blog é sempre receitas mais simples e fáceis, sempre com aquele tom: "Poxa, queria tanto fazer tal coisa..." e aí quando abrimos a geladeira e o armário encontramos pelo menos mais da metade dos ingredientes. Porém, algumas receitas mais trabalhosas valem a pena, pois geralmente são receitas não para o dia a dia corrido, mas para uma ocasião específica. Por exemplo, a de hoje é ideal para comemorar uma data especial, para um fim de semana, aniversário...Ninguém (pelo menos, espera-se!) vai comer cake balls todos os dias.

A fonte dessa receita é um blog que eu gosto muito, o Lactose Não. Não sei quem está a frente dele mas é bem bacana. Recomendo!

Para quem não sabe, cake balls são bolinhas feitas de bolo, uma variação dos cake pops.

Esses são os cake pops
Fonte: Bakerella

Em resumo, ele fica bem parecido com um docinho de festa, porém feito com massa de bolo. Fica super bacana e delicioso. No site da Bakerella, tem vários modelinhos, um mais lindo do que o outro. Vocês vão se apaixonar!

A receita original contém glúten, pois vai farinha de trigo. Então, eu substitui a farinha de trigo pela FSG da Aminna. Por ser sem lactose, não precisei fazer nenhuma substituição. Assim, ficou tudo perfeitinho. Meu amor me ajudou. Aliás, quero agradecê-lo por isso  

Vamos aprender?

Para a massa:

- 1 xícara de cacau/chocolate em pó
- 2 xícaras de FSG (farinha sem glúten)
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de água morna
- 3/4 xícara de óleo vegetal
- 3 claras em neve
- 1 gema
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Bata as claras em neve e reserve. Em seguida, bata, em outro recipiente, o açúcar, óleo, gema, água morna e, aos poucos, a farinha e o cacau/chocolate em pó. Depois de bater bem, misture com uma colher as claras em neve e o fermento. Em forno pré-aquecido, asse por uns 20 minutos, a uma temperatura de 230º.
Após estar assado, deixe-o reservado.

E agora? Como transformar essa forma de bolo em uma bolinha deliciosa? A receita original diz que devemos amassá-lo e em seguida, acrescentar leite condensado para que fiquem grudentinhos, com consistência de docinho. Quem não tiver IL (intolerância a lactose) pode amassar com o leite condensado. Agora, quem for IL, como eu, vamos preparar um leite condensado de...????
LEITE DE COCO! Gostaram da ideia? Achei muito nota dez quando vi.

Bom, antes de passar a receita, quero dizer que como o mundo é pequeno, seria estranho se aqui no mundo virtual ele também não fosse...
A receitinha do leite condensado de coco eu retirei do Lactose Não, que retirou e adaptou do O diário de receitas sem lactose (da minha querida Monalisa), que retirou do blog Deli Art Cake Creations (da minha querida Didi). Para quem não sabe, a Didi mudou a minha vida quando me ensinou a fazer marshmallow. Minha família que o diga!

Chega de bla bla bla?

- 200 ml de leite de coco (1 garrafinha)
- 2 colheres de sopa de açúcar

Leve o leite de coco ao fogo e espere levantar fervura. Desligue o fogo e adicione o açúcar mexendo até dissolver. Ligue novamente o fogo e espere até que o leite reduza pela metade. Espere esfriar.

Essa receita vale super a pena. Caso queira que ele fique na consistência do leite condensado original, leve a geladeira. Para a receita de cake balls, não é necessário. Deixe apenas esfriar.

Vamos montar?
Para começar, quero dizer que não usei o bolo todo, apenas a metade. A outra metade aproveitamos como bolo mesmo. Então, essa quantidade de leite condensado de coco parece pouquinho mas não é, é o suficiente para a metade da forma.
Corte o bolo em pedaços e vá esmigalhando com as mãos. Vá adicionando, aos poucos o leite condensado, sempre amassando com as mãos. Ele ficará como uma massa compacta e é daí que vocês conseguirão fazer as bolinhas. Fiz um passo-a-passo para vocês entenderem. Confiram:


Então, deixe as bolinhas reservadas, pois vamos preparar o nosso chocolate para cobri-las. Eu usei o chocolate meio amargo Melken, da marca Harald. Ele não possui glúten e nem lactose, apenas traços de leite (os traços de leite são prejudiciais para quem tem alergia a proteína do leite, ou seja, não pode comer nem um pouquinho, como nós com relação ao glúten)



Para derreter, eu não costumo colocar em banho maria. Apenas coloco alguns segundos no microondas (cuidado para não queimarem o chocolate, hein?). Até agora deu certo, mas cada um faz da forma que achar melhor, ok?
Derretendo o chocolate, é só passar a bolinha no chocolate derretido. Em seguida, da para enfeitar, como eu fiz com os meus na foto. Pode enfeitar com as bolinhas coloridinhas, coraçõezinhos, granulado, coco ralado, enfim...usem a imaginação.

Dica:
- Nesse dia eu inventei de rechear com marshmallow. Tivemos um baita trabalhão e eu não achei que valeu a pena. Acabei machucando os dedos, de tanto apertar o injetor. Depois, quando fomos comer o marhsmallow havia sido absorvido pela massa. Sem o marshmallow já fica maravilhoso, podem apostar.

✔ NOVIDADE
Tempos atrás eu tinha, na fanpage do blog, um álbum só com as receitas. Depois, achei melhor apagar.
Agora, voltei a organizar as fotos dessa forma, divididas por temas. Vejam como ficou:


 
O que acharam? 
Quero saber a opinião de vocês!

Um excelente dia das crianças para todos os pequeninos. 
Desejo, do fundo do meu coração, que eles possam crescer saudáveis e felizes. E os que forem celíacos, sem glúten!

Muitas beijocas na pontinha do nariz e uma vida de marshmallows para todos vocês

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...