sábado, 26 de julho de 2014

Receita de hoje: biomassa de banana verde


O pedido de vocês é uma ordem!
De uns tempos pra cá, tenho preferido já colocar a foto com a receita, para não deixá-los com água na boca. Mas ontem fiquei tão feliz que acabei  postando só a foto da minha primeira biomassa de banana verde! Não deu outra. Muitas pessoas pedindo a receita. Então, eu resolvi tomar meu café da manhã e ainda de pijama, escrevê-la. 

A tão falada biomassa de banana verde (BBV)!
Há um tempo que eu ouço falar, vejo pessoas fazerem e quando li que sobre os benefícios, especialmente para nós, celíacos, que devido a doença celíaca ficamos com o intestino inflamado, fiquei morrendo de vontade de testar. Quando vi a receita, a coisa maaaais fácil. Já tinha ouvido também que a banana verde produz uma massa versátil, pois não tem cheiro e nem sabor. Mas, confesso, eu não botava muita fé. Quando fiz, fiquei encantada! Realmente não tem cheiro e nem sabor e ela tem uma consistência de purê de mandioquinha. Ou seja, ideal para usarmos em qualquer receita. 

Vejam como nós somos privilegiados! Deus nos deu amêndoas para produzir um leite delicioso, banana para produzirmos uma massa versátil, entre outras maravilhas. Lindo demais! 

Então, para convencê-los de que a BBV é realmente algo magnífico, fui pesquisar os benefícios dela. Achei no site da VP Nutrição Funcional um texto falando só sobre as propriedades dela. Mas, o que é o Instituto VP? É o Instituto Valéria Paschoal de Pesquisa, que tem o objetivo de "ampliar e gerar conceitos de cunho científico pertinentes à Nutrição Funcional como um todo" (Fonte: site VP). 
Vale a pena conhecer o trabalho, pois a VP integra Ensino, Pesquisa e Extensão. O site é esse aqui: PODE CLICAR AQUI MESMO!

Então, a fonte é segura, podem ter certeza. Eu já acompanho, pelo facebook, a VP e adoro. Tem informações muito bacanas. 


➨ Propriedades da banana verde
- principal fonte de amido na dieta
- apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais
- quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta, benéfico para a produção de bactérias boas para o nosso intestino
- mantém a integridade da mucosa do intestino delgado (celíacos, SUPER importante para nós)
- auxilia no trânsito intestinal
- previne e trata quadros de diarreia e constipação
- previne o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino 
- alimento de baixo índice glicêmico, contribuindo para a prevenção do diabetes
- ajuda na redução do colesterol, prevenindo também doenças do coração
(Fonte: site VP)


Perfeita, não é?
Celíacos, ela é fundamental para nós. Inclusive, essa semana, o meu nutricionista me recomendou fazer uso dela. Vocês vão ver que é facinho de fazer!
No próprio site da VP tem a receita. Mas, eu vou colocar a receita que eu acabei seguindo, ok?! O site é o Recomendo.

Vamos aprender?

Vamos precisar de bananas verdes. ATENÇÃO: verdes mesmo! Não é meio verde ou meio amarela...é totalmente verde, como essas

Quantas? Quantas couber na panela!

Primeiramente, separe as bananas, mantendo o talo. Cortando com uma faca, fica bem fácil. Em seguida, lave-as com água e sabão (esse passo é importante porque vamos aproveitar as cascas para produzirmos outra receita, ok?!). 
Coloque água até a metade da panela de pressão e leve ao fogo para a água ferver. Quando levantar fervura, adicione as bananas verdes (com a casca). É importante que a água esteja fervendo para haver choque térmico. Tampe a panela e deixe em fogo alto até iniciar a pressão. Quando iniciar, abaixe o fogo e deixe no fogo por 10 minutos. 
Então, desligue o fogo e quando a pressão sair, retire as bananas, uma a uma, e com a ajuda de um pegador e faca, abra cada banana e vá colocando a polpa em um processador. Gente, é quente mesmo! Não pode deixar esfriar. A receita original fala que dá para fazer no liquidificador também. Eu tentei e não gostei. Preferi o processador. 
Bata bastante até virar um massa. 
Está pronta a biomassa de banana verde. Dá para usar ou congelar. Caso opte por congelar, para usá-la é só deixar descongelar em temperatura ambiente, levá-la ao fogo com um pouco de água e mexer até que ela desmanche totalmente. Se quiser uma massa lisinha novamente, a BBV deve ser batida enquanto quente. 

Ah! Mas onde posso usar? Onde quiser!
Suco, bolos, tortas, molhos...e NHOQUE, que é o que vamos tentar hoje. Trarei a receita!

E então, o que fazer com a casca? Uma bela caponata, para acompanhar uma torradinha ou pão. Vamos fazer a nossa hoje também. Nhami nhami! Fico muito feliz quando aproveito tuuuuudo e não jogo nada fora, nem as cascas. Clique aqui para ver a receitinha da caponata!

Vou dividir tudo com vocês. Fiquem ligados!

Aproveitando, vou deixar a receita de um suco funcional, fornecida pela VP, com o uso da BBV. Quero tentar, pois deve ficar delicioso:
- Suco de 1 laranja
- 1 folha de couve
- 100 ml de suco de uva
- 1 colher de sopa de linhaça
- 1 colher de sopa de biomassa de banana verde
Bater todos os ingredientes no liquidificador e consumir no café da manhã. Super energético!

Agora, vou indo porque a minha BBV quer virar nhoque!


---------------------------------------------
Editado dia 29.03.2015
O link para a receita original, do site Recomendo, expirou. No entanto, outras receitas são iguais a essa. Então podem fazer sem medo, ok?!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...