sábado, 11 de maio de 2013

Almoço especial para o Dia das Mães: frango em cubinhos ao molho branco com tiras de manga e bolo de maçã com farofa crocante


"Quando eu tinha 5 anos, minha mãe sempre me disse que a
 felicidade era a chave para a vida. 
Quando eu fui para a escola, me perguntaram o que eu 
queria ser quando crescesse. Eu escrevi "feliz". 
Eles me disseram que eu não entendi a pergunta, 
e eu lhes disse que eles não entendiam a vida."
(John Lennon)


Elas são ou não nossas heroínas...nossos maiores exemplos? 
Adorei esse poeminha porque ele retrata todo o poder de uma mãe sobre uma criança. Achei tão simples, singelo...mas tão real e bonito. 

O Dia das Mães está chegando e, para quem acompanha o blog no facebook, viu que lancei uma brincadeirinha. A ideia é vocês virarem o chef de cuisine e cozinhar algo bem gostoso a mãe de vocês, com prato principal e sobremesa. Selecionei algumas receitas e pedi que votassem. Os queridinhos da vez foram o frango em cubinhos ao molho branco com tiras de manga e o bolo de maçã com farofa crocante.
Muito bem escolhidos, meus queridos!

Fico orgulhosa em dizer que essa receita me veio à cabeça minutos antes de prepará-la. Já havia comido frango com manga na casa da minha sogra e tinha adorado a combinação. Como eu adoro comidas com molhos, resolvi acrescentar o molho branco e a combinação ficou perfeita.

Então, mãos a obra? As duas receitas são super fáceis. 
Vou colocar a receita em pouca quantidade mas, para aumentá-la, acrescente proporcionalmente os ingredientes.

 FRANGO EM CUBINHOS AO MOLHO BRANCO COM TIRAS DE MANGA

Primeiro, vamos preparar o frango. Você vai precisar de:
- 300g de frango em cubinhos 
- Cebola, sal, alho e mostarda a gosto
- Azeite

Tempere os cubinhos de frango com sal, alho e um pouco de mostarda. Reserve-os por aproximadamente 15 minutos. 

Enquanto isso, prepare o molho...
Você vai precisar de:
- 1 dente de alho amassado
- 1 colher de sobremesa de margarina (indico a Becel do potinho azul, pois é sem lactose)
- 1 copo de leite (de 250 ml) de leite sem lactose Piracanjuba
- 1 colher de chá de maisena
- Sal
- Noz moscada

Em uma panela aqueça a margarina e doure o alho amassado. Quando dourar, acrescente o leite e deixe ferver (cuidado para não fazer sujeira no fogão, hein?!). Depois de ferver por alguns minutos, coloque a maisena em um pouco de leite (pode ser menos de meio copo - para não empelotar) e acrescente ao leite fervido. Deixe ferver mais um pouco. 
Vá mexendo e, caso você perceba que não engrossou, vá acrescentando, aos poucos, a maisena com um pouquinho de leite, até dar o ponto do molho. Coloque sal e um pouquinho de noz moscada para dar gosto. Reserve o molho.

Agora, pique 1/2 manga em tiras, reservando-as também.

Em uma panela, coloque um fio de azeite para preparar os cubinhos de frangos. Jogue-os na panela até que eles fiquem douradinhos. 
Uma dica: para dourar sem queimar, coloque um pouquinho de água e raspe os cubinhos no fundo da panela. 

Em um refratário de vidro, que possa ir ao forno, coloque os cubinhos de frango e por cima o molho branco. Por último, acrescente as tiras de manga. Leve ao forno para aquecer por igual. Pode ser o forno convencional ou qualquer outro forninho.

Sintam o cheirinho e se deliciem. Ele ficará assim...bastante convidativo:


 BOLO DE MAÇÃ COM FAROFA CROCANTE
Ai, gente...esse bolo da o que falar! É do livro de receitinhas da minha mãe, originalmente com farinha de trigo. Para essa receita, usei a FSG (farinha sem glúten da Aminna). Já falei dela outras vezes e super recomendo ter em casa. 

Para a massa, você vai precisar de?
- 2 xicaras de FSG
- 1 1/2 xícara de açúcar
- 1 1/2 de óleo (eu sei meus amores, vai bastante óleo...)
- 3 ovos
- 1 maçã grande picada
- 100g de uva passas
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Em uma batedeira, coloque a FSG, açúcar, óleo e os ovos. Bata bem até formar uma mistura homogênea. Acrescente a essência de baunilha e bata mais um pouco. 
Com uma colher, misture a uvas passas e o fermento. Por último e também com uma colher, adicione a maçã picada. Não se assustem, a massa ficará bem encorpada. Mas fiquem tranquilos, vai ficar delicioso!

Em seguida, unte uma forma e leve ao forno até que esteja assado. Vocês verão, na foto abaixo, que eu escolhi uma forma de coração, que ganhei da minha mãe. Sou apaixonada por ela!


Para a farofa, você vai precisar de:

- 1 xícara de açúcar 
- 1 xícara de FSG
- 1 colher de sopa de margarina Becel (do potinho azul)
- Canela a gosto 


Em primeiro lugar, derreta a margarina. Quando ela já estiver derretida, coloque o açúcar, não deixando dissolver tudo. Quando ele estiver meio empelotado, quase dissolvendo, adicione devagar a FSG, sempre mexendo. Por último, adicione a canela. Desligue quando estiver homogêneo e, enquanto estiver quente, jogue por cima do bolo. 




Bom, espero que vocês tenham gostado das receitinhas mais votadas para o Dia das Mães. Aproveitando, quero deixar meus parabéns para todas as mamães do mundo! 

Um beijo bem grande 

----------------------------------------------------
Editado dia 27.04.2014
Esse bolo é tão gostoso que até sem a farofinha já é válido. Como estou na tentativa de diminuir o consumo de açúcar, fiz sem a farofinha e amei. Também, usei medidas um pouquinho menores (e ainda quero diminuir mais). Ao invés de usar xícara e 1/2 de açúcar, usei apenas 1 xícara e, ao invés de usar 1 e 1/2 de óleo, usei apenas 1. Reparei que quanto ao açúcar, ficou perfeito, pois as uvas passas deixam um aroma e sabor delicioso, junto a essência de baunilha. Com relação ao óleo, percebi que ele ficou um pouquinho mais quebradiço mas, ainda assim, delicioso. Então, eu prefiro comer um bolo um pouquinho mais quebradiço do que cheio de óleo. Enfim, cozinhar é testar. Vou testando e contando para vocês, ok?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...