sexta-feira, 20 de março de 2015

Receita de hoje: mousse de chocolate mágica



Se alguém duvida que coisas mágicas podem acontecer, faça essa sobremesa para mandar a dúvida embora para bem longe! Essa sobremesa é fantástica e merece destaque aqui no blog.
Eu amo o programa Cozinha Prática, que passa no GNT e é comandado pela Rita Lobo. Quando assisti o episódio em que ela colocou em prática essa receita, fiquei boquiaberta na frente da TV, pensando ser aquilo um milagre. 

Já pensaram que água + chocolate + força nos braços é igual a uma mousse de chocolate? Pois é! E não é invenção. Eu testei e funcionou. Pura física na cozinha. Ela até indicou um livro que chama "Um cientista na cozinha"; procurei mas está em falta. Deve ser um livro incrível!

Bom, então se você vai receber uma visita em casa e não sabe o que servir ou está com o tempo curto, pode fazer sem medo. Ela será a queridinha do evento!
Vamos colocar a mão na massa, ou melhor, no chocolate? Essa receitinha serviu seis pessoas. É um sobremesa enjoativa, então xícaras pequenas ou aqueles copinhos de pinga são ideias para servir.

- 175 gramas de chocolate meio amargo picado (não precisa necessariamente ser o meio amargo; pode ser o ao leite. Usei o meio amargo porque geralmente não contém lactose; adoro o da marca Sicao, seguro para celíacos e para intolerantes a lactose)
- 150 ml de água
- Cubos de gelo
- Para enfeitar, use cacau em pó, mini suspiro (como na foto acima) ou amêndoas picadas

Separe duas tigelas que caiba uma dentro da outra. Na maior, coloque cubos de gelo e reserve. 
Em um panela pequena, coloque a água e leve ao fogo médio. Quando começar a aparecer as bolhinhas no fundo da panela, desligue o fogo e acrescente o chocolate picado. Mexa bem até que ele esteja derretido por completo. Na outra tigela separada, coloque o chocolate derretido e encaixe-a na tigela maior com cubos de gelo. Com um batedor de arame, bata bastante o chocolate por aproximadamente 4 minutos. Ele deve ficar em uma consistência de creme de leite; nem mais e nem menos. 
Coloque a mistura, que já é a mousse, nas xícaras ou copinhos pequenos e leve a geladeira até a hora de servir. Experimente e sonhe acordada! 

Uma sugestão é que a mousse, ao invés de sobremesa principal, pode ser o acompanhamento de uma combinação. Nessa, usei banana caramelada, cookies Glutino e a mousse. Ficou divino!


Espero que tenham gostado dessa receitinha deliciosa!
Reproduziu ou criou alguma outra em cima dessa, manda a foto pra cá. Quero publicá-la na fanpage do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...