segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morangos





O que uma celíaca não faz quando está de TPM, né?!
Resolvi fazer esse bolo! Na realidade, é a terceira vez em que eu faço um bolo estilo aniversário.
Entende-se por estilo aniversário um bolo recheaaaaaado, com direito a cobertura e tudo mais. 

Ah meu Deus! Fico tão feliz quando vejo o bolo finalizado. Gente, não é fácil ficar na cozinha, em pé (os pés doem, as costas também e onde mais puder), fazendo um bolo assim. Dá trabalho, exige paciência mas, vamos combinar? É uma super conquista! Dá muito orgulho chegar ao final de uma receita com sucesso! 

Bom, eu (e acho que o mundo inteiro!) AMO bolo de chocolate. Aqui, no blog, tem algumas receitas de bolo de chocolate mas eu sempre gosto de tentar novas maneiras.

Pedi ajuda da Andréia Cardoso, leitora aqui do blog e que também faz parte do grupo Viva sem glúten, no facebook. Ela quem me ensinou a receitinha do melhor bolo de cenoura do universo (clique aqui para conferir)! 
Então, ela me indicou o bolo da Rejane Reis, publicado no livro digital "A cozinha sem glúten de Rejane Reis". Vale muito a pena ter gravadinho no computador. Quem quiser, é só clicar aqui!

A receita foi publicada para cupcakes. Mas, eu testei na forma grande e ficou perfeito. Na receita original, a autora indica que não é necessário batedeira ou liquidificador, podendo a massa ser batida a mão. Gente, eu tentei mas desisti. Doeu demais meu braço. Como a batedeira está sempre no armário, disposta a trabalhar, usei-a para misturar os ingredientes. Ficou perfeito!

Vamos aprender?

 Massa
- 3 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de chocolate em pó (misturei metade de chocolate em pó + metade de achocolatado)
- 1 xícara de farinha de arroz (ou creme de arroz em pó)
- 1 xícara de FSG (marca Aminna)
Quem não tiver a FSG em casa, pode preparar sua própria farinha: 3 xícaras de farinha de arroz + 1 xícara de fécula de batata + 1/2 xicara de polvilho doce
- 1 xícara de água quente (dica: esquente só na hora de acrescentá-lo a receita)
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher de sopa de fermento em pó


* Quem for bater a massa a mão, pode usar um fouet (batedor de arame) para facilitar 
Os ingredientes devem ser adicionados na ordem que estão acima e muito bem misturados. Importante misturar muito bem antes de adicionar o próximo ingrediente. 

* Quem for usar batedeira, só seguir os seguintes passos:
Primeiramente, bata os ovos e o açúcar. Em seguida, acrescente o chocolate e bata mais. Aos poucos, vá acrescentando as farinhas até que forme uma mistura homogênea. Depois, acrescente a água quente e o óleo. Por último, acrescente o fermento em pó e mexa com um foeut.
Despeje a massa em uma forma untada e leve-a ao forno (180 graus), por aproximadamente 30/40 minutos. Faça o teste do palito para conferir se o bolo já está assado.

Passe a faca em volta e deixe-o esfriando.

Enquanto isso, vamos preparar o recheio e a cobertura?

▣ Recheio (brigadeiro sem lactose com morangos)
- 1 1/2 xícara de leite de vaca sem lactose
- 3 colheres de chocolate em pó
- 2 colheres de sopa de margarina (marca Becel - potinho azul - é sem lactose)
- 3 colheres de sopa de açúcar

Leve ao fogo o leite e o chocolate em pó, mexendo bem. Quando já estiverem bem misturados, acrescente a margarina e o açúcar. Mexa até engrossar e ficar com ponto de brigadeiro de colher. Huuuummm...Reserve, se resistir!

Com relação a quantidade de morangos, fica a critério. Para um bolo de 22 cm de diâmetro, usei quase uma caixinha inteira, partindo-os na metade. 

▣ Cobertura (calda de chocolate que fica durinha)
- 1/2 xícara de chá de chocolate em pó
- 1/3 de xícara de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de margarina 
- 1/3 de xicara de água

Em uma panela, junte o chocolate, o açúcar, a margarina e a água. Leve ao fogo médio mexendo sempre com um fouet. Não pare de mexer. Assim que a calda começar a desgrudar do fundo da panela, é sinal de que está pronta. Vocês vão ver como a calda fica linda, toda brilhosa!
Importante: a calda deve ser feita para ser jogada no bolo logo em seguida pois, quando ela esfria, ela endurece um pouquinho e fica mais difícil de trabalhar com ela. 


Bolo assado, é hora da montagem

Depois que o bolo esfriar, é hora de desenformá-lo e cortá-lo ao meio. 
Para isso, risque, com a própria faca, a marca do corte em volta de todo o bolo. Em seguida, passe a faca para separar as metades. Eu sempre gosto de dar uma molhadinha no bolo. Acho que fica mais gostoso. É só misturar um pouquinho de leite de vaca sem lactose com achocolatado. Primeiro molhe a metade que receberá o recheio e só molhe a outra metade antes de colocar a cobertura, ou seja, quando ela já estiver em cima da metade com recheio.

Então, será assim: coloque o recheio em uma das metades e, logo em seguida os morangos. Por cima, coloque a outra metade, molhe com o leite e achocolatado e cubra com a cobertura. Enfeite como preferir!


Resultado final! 
Tcham tcham tcham





Vai perder?
Além do brigadeiro com morangos, podemos criar outros recheios. Invente! Deixe sua imaginação fluir...
Já pensou um recheio de marshmallow?!

3 comentários:

  1. Realmente parece uma delícia! Vou fazer por esses dias :p

    ResponderExcluir
  2. De dar água na boca.Vou fazer com certeza!!! :-) ♡

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita e vou testar? vc teve dificuldade ao partir o bolo? dele espedaçar ou é facinho?

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui!
Seu comentário é muito importante. Deixe-o aqui e não se esqueça de voltar para visualizar a resposta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...