sexta-feira, 13 de junho de 2014

Receita de hoje: + um bolo de cenoura (o mais fofinho do universo!)



Que vontade que eu estava de um bolinho de cenoura! E resolvi seguir essa receitinha da Andréia Cardoso, lá do grupo Viva sem Glúten e leitora aqui do blog também. Ela faz o bolo no liquidificador e eu troquei pela batedeira. Então, juntei essa receita com uma dica da Alessandra Kisik Bomm, lá do grupo também, que é cozinhar as cenouras antes de adicioná-las a receita. AMEI o resultado! O bolo de cenoura mais fofinho que já comi na vida. Geralmente, o bolos de cenoura embatumam um tiquinho, né? Esse não...nadica!

Simbora fazer e matar a vontade!

Para a massa, separe:
- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de farinha de arroz
- 1 xícara de farinha sem glúten (usei a indicada pela Andréia, da marca Sabor Vital, pois eu já tinha em casa. Intolerantes a soja, cuidado, tem farinha de soja, ok? Quem quiser testar, pode usar a da Aminna também)
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 2 cenouras e meia 

Primeiro de tudo, iremos cozinhar as cenouras. É só cortar em rodelinhas e levar ao fogo com água para dar uma cozinhada. Em seguida, retire da panela e esfrie-as em água corrente. Bata as cenouras no liquidificador para formar uma massa. Reserve.

Em uma batedeira, bata os ovos, o açúcar e o óleo por aproximadamente 3 minutos. Em seguida, acrescente as cenouras batidas e bata mais. Vai formar um massa com alguns pedacinhos de cenoura (eu adoro! Se você não gosta, melhor fazer a receita no liquidificador). Aos poucos, vá adicionando as farinhas e batendo. Quanto mais bater, melhor!

Acrescente o fermento em pó, mexa com uma colher e despeje o conteúdo da batedeira em uma forno untada. Gente, eu unto só com óleo. Aprendi essa dica e deu super certo! Aí, é só levar ao forno a 180º graus, por aproximadamente 30 minutinhos. 

Vamos a calda
- 1/2 copo de água
- 2 colheres de sopa rasas de chocolate em pó
- 3 colheres rasas de açúcar (ou a gosto)
- Usei um pouquinho de margarina Becel mas quem quiser, pode tentar fazer sem (usei o equivalente a uma colherinha de café)

Misture todos os ingredientes em uma panela, levando ao fogo. Deixe ferver até dar uma engrossadinha. Aí, é só jogar em cima do bolo. Pode se deliciar!

Dica bacanérrima: se quiser comer um bolinho com cara de que acabou de sair do forno, é só aquecer o pedaço por aproximadamente 20 segundos. Huuuuum!


BABEM!



Gostaram? Espero que sim! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...