quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Receita de hoje: filé de frango ao molho thai com purê de cenoura




Tenho que confessar: esse prato não é nem um pouco leve mas é delicioso! Vocês saberão porque ele não é leve. Mas, é só comer um pedacinho e não exagerar.
Amo comida tailandesa, a mistura do doce com o salgado me cai super bem. Fui apresentada a este prato no Dia dos Namorados, acho que em 2011. Meu namorado resolveu cozinhar pra gente e testou essa receita, retirada, se não me engano, do site de receitas Tudo Gostoso. Quando experimentei, quase fiz como a Ana Maria...Huuuuuummmmm.

Depois de tanto falar em casa sobre essa maravilha, meu namorado fez para o pessoal de casa, todos viraram fãs. Minha mãe sempre quer. Vira e mexe, ela fala: "E aquele frango ao molho thai?" 
Acho que ela sonha acordada com o prato.

O único problema é que faz bastante sujeira na cozinha, por causa da gordura.

O prato original não leva arroz, mas em casa, é impossível comer carnes sem arroz branco. 
Sorte que arroz não tem glúten, né? Aliás, no dia do meu diagnóstico, uma das minhas primeira perguntas foi essa.

A receita é dividida em 3 partes: preparo do filé de frango, do molho thai e purê de cenoura.
Vamos aprender como é que se faz?

Você vai precisar de:
- 4 filés de frango (cerca de 300g)
- 1 colher de chá de tomilho desidratado
- 1 colher de chá de alecrim desidratado
- 2 colheres de sopa de manteiga (como sempre indico, para ser sem lactose, Becel do potinho azul)
- 1 colher de sopa de óleo
- Sal e pimenta do reino a gosto (eu dispenso a pimenta do reino, mas isso é gosto, certo?)

Molho Thai
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 2 colherees de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
- 200g de leite de coco
- 1 colher de chá de curry (cuidado, pois alguns contém glúten)
- 1 pitada de noz moscada

Purê de cenoura
- 3 cenouras médias
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1/2 xícara de chá de leite (para ser sem lactose, leite sem lactose Piracanjuba)
- 1 pitada de noz moscada
- Sal a gosto

Modo de preparo
Lave os filés de frango, elimine as aparas e seque-os com toalha de papel. Tempere com o sal, a pimenta-do-reino, o tomilho e o alecrim. Leve ao fogo uma frigideira com a manteiga e o óleo por 1 minuto. Junte os filés e frite-os até dourar de maneira uniforme. Retire do fogo e reserve. 
Molho thai: leve ao fogo uma panela com o azeite de oliva e o açúcar até dourar. Junte, cuidadosamente, o vinagre, o leite de coco, o curry e o sal. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 8 minutos. Retire do fogo e reserve. 
Purê de cenoura: raspe as cenouras, lave-as e pique em pedaços médios. Coloque-as numa panela com 2 litros de água fervente e cozinhe até ficarem bem macias. Retire do fogo, escorra a água e bata a cenoura no processador com a manteiga, o leite, o sal e a noz-moscada, até obter um purê. Leve ao fogo para aquecer, misturando com uma colher. Coloque os filés de frango nos pratos, regue com o molho e sirva com o purê de cenoura. Decore com curry e pimenta-dedo-de-moça. 

Ideal para servir para os amigos, não acham?
É um prato bem saboroso.

Espero que tenham gostado.

Beijocas e até a próxima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...