terça-feira, 10 de março de 2015

Receita de hoje: arroz chinês


Pra mim, um dos maiores desafios para administrar uma casa é selecionar o que comer nas refeições. Quando eu morava sozinha, eu achava bem chato ter que pensar em tudo. E pra ajudar, eu tenho pavor de desperdício. Então, eu ficava articulando tudo pra não jogar nada de comida no lixo. Por isso eu amo e vibro com receitas que viram duas, três...
Agora, como noivinha, em breve vivenciarei isso denovo mas confesso, com muito mais leveza. Me descobrir celíaca me fez ficar mais prática, eu acho. Embora eu ainda ache essa tarefa um grande desafio, visto que trabalho, estou confiante para lidar com ela melhor do que antes. 

Apesar de isso não ser uma rotina, em muitos fins de semana tenho essa tarefa: planejar o que comer no almoço e jantar. Penso que com uma geladeira com verduras, legumes, ovos e algum tipo de carne dá para inventar algo bem gostoso, simples e talvez rápido. Não sou vegetariana mas acredito que seja possível criar pratos saborosos com as três primeiras coisas. 

Então, pensei nessa receitinha. Eu já sabia que queria fazer um prato que meu namorado faz divinamente bem: frango, shimeji e legumes com shoyo. Mas, eu acho que em outra vida fui japonesa e não fico sem arroz. E gosto do branco. Aí pensei que sujar duas panelas seria muito ruim mas também não queria só requentar o arroz que estava pronto. É isso, arroz chinês! E ficou maravilhoso. Quero até repeteco!

Vamos aos ingredientes?
Cenoura, vagem, pimentão vermelho e amarelo picadinhos; salsinha, cebolinha, alho, shoyo,
cebola, frango picadinho e arroz cozido

Inicialmente separei esses ingredientes. Depois, resolvi consultar algumas receitinhas na internet e só então acrescentei o ovo. Então, já separa um ovo aí, ok?!
Comi muito bem no almoço e ainda sobrou um tiquinho. Não anotei a quantidade exata de cada coisa mas vou colocar mais ou menos pra vocês terem uma ideia. Mas não tem erro, essa receita é daquelas que você acrescenta como preferir.

- De 80 a 100 gramas de frango picadinho
- 250 gramas de arroz cozido e quente (pode esquentar no micro-ondas mesmo)
- 1 ovo 
- Meia cenoura cortadinha (você pode cortar como quiser, eu preferi cortar em uma espessura de meio centímetro)
- Meio pimentão amarelo picadinho sem sementes (com casca mesmo)
- Meio pimentão vermelho picadinho sem sementes (com casca mesmo)
- 6 vagens cortadinhas em três 
- 40 ml de shoyo (cuidado com algumas marcas porque contém glúten)
- 1 dente de alho
- Cebola, salsinha e cebolinha a vontade
- Azeite

Em uma panela com um pouquinho de azeite e alho, frite os cubinhos de frango e reserve. Como vamos acrescentar shoyo, sugiro tomar muito cuidado com o sal, tanto que nem coloquei nos ingredientes. Ah! Evite deixar o frango criar água porque isso pode endurecê-lo. O ideal é a panela estar bem quente.

Em seguida, na mesma panela, faça um ovo mexido e quando ele ainda estiver molinho, acrescente o arroz, os legumes picadinhos, o shoyo, a cebola, salsinha e cebolinha. Em fogo baixo, mexa até que fique bem misturado e tampe a panela para cozinhar por alguns minutinhos. 

Tcharaaaaaam, está pronto! Muito fácil não é, gente?

Espero que vocês tenham gostado e aproveitem bem essa receitinha!
Quem reproduzir, tira uma foto e manda pra cá. Vamos publicá-la no facebook!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...