sábado, 29 de março de 2014

Receita de hoje: torta de alho poró e peito de peru com sobras de pão



Adoramos receitinhas que aproveitem sobras de alguma coisa...ainda mais se forem sem glúten, já que os produtos possuem um preço alto, não é?
E assim eu criei essa receita, que é uma mistura de ideias da minha cabeça + ideia de uma outra receita.

Fiz para servir de jantar para o meu namorado e ele amou. Bem, eu também. Sou bastante crítica com os pratos que preparo, mas esse eu realmente gostei. Primeiro, porque como eu disse, utilizei sobras de pão e segundo, porque também consegui usar a receitinha que postei anteriormente, de creme de leite caseiro sem lactose

Com relação as sobras de pão, lembram-se desse post no facebook? Nele, ensinei a fazer a nossa farinha de pão, que será utilizada nessa receita. Quem não acompanhou, não fique triste, vou ensinar novamente. 

Confesso que não estava botando muita fé. Hoje me percebo mais ousada na cozinha, sem medo de errar, do tipo "se eu não testar, como vou saber que não deu certo?". Antes, eu tinha a ideia de que precisava seguir uma receita 100% pra dar certo. Mesmo as receitas que reproduzo eu sempre acabo dando uma adaptada para ficar mais ao meu gosto.
Então, quando temos menos medo de errar, maiores as chances de acertamos, pois estamos mais seguros do que estamos fazendo.

Vou ensiná-los a fazer essa torta deliciosa, que é ideal para receber amigos, familiares, levar de lanche para o trabalho ou ainda, servir em chá de cozinha ou do bebê. 

Não vou dizer que ela não dá trabalho e é super rápida porque fui fazendo em partes. Mas é só uma questão de se organizar para que dê certo. 

Vamos começar? 

Massa / Base da torta
Primeiro, vamos preparar a nossa farinha de pão, que será a base da nossa torta. Sabe aquele pão que você fez e não deu certo? Que você comprou e não gostou? Pois então! Nunca jogue fora...vamos transformá-lo. Além de ser base de torta, essa farinha pode ser utilizada em receitas como almôndegas, por exemplo. 
Para obtê-la, torre os pães no forno, em temperatura alta. Quando já estiverem torrados, parta-os em pequenos pedaços e bata no liquidificador até obter a farinha. Se após bater, você ainda achar que não está crocante ou que os pedaços ainda ficaram grandes, leve a farinha novamente ao forno e bata pela segunda vez no liquidificador. Guarde sempre em um pote bem fechado. A minha eu armazeno na geladeira, etiquetado. 

Creme de leite sem lactose
Não é um receita saudável pela quantidade de gordura mas, convenhamos, nem o creme de leite original é. Então, não abusem. Receitinha coringa que fica perfeita e vale a pena. Para colocá-la em prática, clique aqui.
Como eu falei na receita postada, aumentei um pouquinho a quantidade de CMC. Ao invés de colocar 1/2 colher de chá, coloquei uma colher inteira de chá, não muito cheia. Ficou com uma consistência perfeita!

Recheio
- 1 colher de sopa de margarina sem lactose (uso sempre a Becel do potinho azul)
- 1 cebola média ralada
- 2 alhos poró (só a parte branca) cortadinhos em rodelas
- 2 ovos
- 1 copo de creme de leite caseiro sem lactose 
- 200 g de peito de peru fatiado e cortado (pode ser em cubinhos ou se você estiver com a fatia, corte em pedaços menores. Para facilitar, faça um montinho com as fatias e corte-as)
- 1 colher de amido de milho
- 250 ml de leite de vaca sem lactose
- Ervas a gosto (usei manjericão, cebolinha e salsinha)


Ingredientes separados e preparados, vamos primeiro montar a base da torta. Para isso, em uma bacia, coloque 1 copo e meio (americano) da farinha de pão. Ao invés de misturarmos a margarina sólida, vamos derretê-la para facilitar a mistura. Então, derreta 1 colher de sopa bem cheia de margarina. Misture bem com as mãos, até que ela forme uma massinha. Para dar uma gostinho especial, acrescente um pouco das ervas e misture mais. Em um refratário (usei uma forma retangular de 17x28 cm), coloque a massa, aos pouquinhos e vá amassando e apertando, não esquecendo de formar as bordas. Não faça uma massa muito fina para evitar que ela quebre quando for ao forno. Após forrar o refratário, leve ao forno, em temperatura alta (+- 200 graus), para secar a farinha. Reserve.

Agora, vamos montar o recheio. Em uma panela, doure a cebola na margarina. Em seguida, acrescente o alho poró e o peito de peru. Deixe cozinhar um pouco e acrescente as ervas. Em seguida, dissolva o amido de milho no leite e acrescente os ovos, mexendo bem. Para isso, usei um mixer, pois mistura bem mas, caso você não tenha, bata com o garfo até ficar homogêneo. Jogue essa mistura na panela e mexa. Se achar que está muito sólido, acrescente um pouquinho mais de leite e, em seguida, o creme de leite caseiro sem lactose. O recheio está pronto!

Então, jogue esse recheio no refratário, em cima da base da torta. Leve ao fogo para gratinar, em temperatura a 180 graus aproximadamente. Aí, é só servir e se deliciar! 

Nesse dia, servi a torta com suco natural de goiaba e waffle (da Crumble Cozinha) com doce de leite, como sobremesa. O namorado aprovou e disse que já posso casar! E não é que eu quero mesmo?


Espero que vocês tenham gostado e aproveitem muito essa receitinha. 
Quem sabe ela não vai deixar o seu amor mais apaixonado ainda por você?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...