quinta-feira, 17 de julho de 2014

Receita de hoje: fondue de mandiokejo®




Ahhhhhh...o inverno, fondue, namorar! Quem é que não gosta?
Depois do diagnóstico, não comi mais fondue de queijo. Além de ser celíaca e intolerante a lactose, o fondue de queijo daria muito trabalho por conta da contaminação cruzada, pois seriam duas panelas, dois tipos de pães...enfim, desanimador!

Quando o Mandiokejo foi lançado, nem lembrei de usá-lo como queijo, na pizza ou na lasanha, mas sim, no fondue. Mas, era verão e eu só fiquei esperando o tempinho frio chegar. E chegou!

Para quem não sabe, o mandiokejo é um queijo vegetal, ideal para intolerantes a lactose, alérgicos a proteína do leite e também vegetarianos. É uma mistura, em pó, de mandioquinha desidratada, fécula de mandioca, feijão branco pré-cozido em pó, sal marinho, ácido cítrico e mix de vitaminas e minerais. 

Meu namorado é bastante companheiro, como já falei outras vezes. Ele topa comer tudo o que como e ainda acha tudo gostoso. Então, fizemos uma noite de fondue sem glúten e sem lactose. 

➸ Preparo do mandiokejo
Para preparar o mandiokejo, é só seguir as instruções do verso da caixa. Lá, tem 3 opções para o preparo. Eu escolhi, para o fondue o mandiokejo cremoso, ideal para lasanhas. A diferença é que eu já fiz o preparado na panela, para aquecer no fogão. Então, seguindo:
- 2/3 de xícara do preparado em pó mandiokejo
- 1/2 xícara de óleo (achei a quantidade de óleo grande mas confesso que não me preocupei tanto, uma vez que é bem raro comer fondue)
- 400 litros de água

Em uma panela, misture o preparado em pó e o óleo, mexendo com uma colher até dissolver completamente. Não se desespere! Parece que não vai engrossar mas uma mágica acontece (hahahaha).
Em seguida, acrescente a água e mexa suavemente ate obter uma mistura homogênea e aguarde de 3 a 5 minutos até que o mandiokejo fique cremoso. Gente, é só aguardar que ele fica cremoso mesmo! Aqueça em fogo baixo, mexendo sempre.
Se achar que ele ainda não está em um ponto bom de fondue, vai consertando com água, ok? Quando eu fiz, fui colocando aos pouquinhos. Desligue o fogo e deixa a mistura na panela. 

Corte os pães, leve por alguns minutos ao forno e coloque-os em uma cestinha. 
Usamos o pão integral da Berti e o pãozinho de batata da Sabor de Saúde...ficaram deliciosos!

Agora, vamos já continuar o preparo na panela de fondue. 
Primeiramente, corte um alho na metade e passe no fundo e laterais da panela de fondue. Em seguida, coloque a mistura de mandiokejo e deixe no fogo baixo. Acrescente um pouquinho de vinho branco e noz moscada. Leve para o fogareiro do fondue e pode se deliciar!

Combina demais com uma tacinha de vinho e se todo mundo animar, pode continuar com o fondue de chocolate. Nós continuamos! Derretemos o chocolate meio amargo, em banho-maria, já na panela de fondue. Cortamos bananas e morangos e aproveitamos!
Usamos o chocolate da marca Vito (foto abaixo), pois não contém glúten e lactose, apenas traços de leite, não sendo indicado para alérgicos a proteína do leite.



Ah! O mandiokejo eu encontei na Sabor de Saúde, padaria sem glúten e sem leite em SP, mas também pode ser encontrado em outras lojas de produtos sem glúten e sem lactose e no site (aqui!).

Gostaram?
Nós adoramos! 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...