sexta-feira, 6 de junho de 2014

Receita de hoje: bolo fudge de micro-ondas

               

Me perdoem! Me perdoem! Me perdoem!

Minha vida está uma loucura, gente! A vida está corrida...fim de semestre, milhares de trabalhos para resolver! Sei que estou super em falta com as receitas aqui no blog e principalmente com outras informações. Adorava escrever e refletir aqui no blog e não tenho tido tempo para isso. Quero ainda fazer um post sobre o livro "Barriga de Trigo" que estou lendo. 
Quem tem facebook e acompanha o blog por lá, sabe que sempre estou postando coisas bacanas. Então, não deixe de acompanhar por lá. Lá é mais dinâmico e rapidinho consigo postar alguma coisa. É só curtir a página aqui!

Como eu estou em falta e prometi recompensá-los, estou trazendo uma receita mais que demais!
Adoro programas de culinária e estava assistindo "Homens Gourmet" quando o Dalton Rangel fez essa receita. Gente, fiquei de cara e se não tivesse testado, duvidaria até hoje de que ela é perfeita. O que eu chamo de uma receita perfeita? Aquela que é gostosa, prática, fácil e rápida. Perfeita² se ela for saudável!
A receita original não é sem glúten e sem lactose, mas eu troquei a farinha de trigo pela FSG e o leite de vaca pelo zero lactose e ficou supimpa demais! Ah! Também substitui o açúcar branco pelo mascavo.

Vocês vão ver que além de todas essas qualidades, ele forma um bolinho cremoso e quente, para servido logo que sai do micro-ondas. Quem gosta da combinação chocolate + café, vai amar!
Eu fiz metade da receita e renderam 4 porções individuais . A ideia é não fazer muito porque ele é gostoso na hora. Depois, ele não fica tãããããão bom.

Mãos a obra?!

Separe os ingredientes:
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de cacau em pó (pode ser chocolate em pó também. Se tiver açúcar, preste atenção para não ficar muito doce)
- 1/2 xícara de café se açúcar (não é o pó, é o café pronto)
- 1/2 xícara de FSG (farinha sem glúten - uso sempre a da Aminna)
- 1 colher de sopa não muito cheia de fermento em pó
- 100 ml de leite de vaca zero lactose (quem testar com leites vegetais, me conta como ficou, tá?)
- 10 ml de óleo
- 1 ovo

Em uma tigela, coloque o ovo, o açúcar mascavo e o óleo. Misture bem com um fuet.


                       ≛

Aliás, você sabe o que é um fuet? Aposto que sim, só não associou o nome ao objeto!

        ≛



  • Em seguida, adicione, aos poucos, o cacau em pó, a FSG e o fermento químico. Mexa novamente. Depois, acrescente, devagar, o café e o leite. Mexa mais. 
  • Coloque a mistura nos potinhos e leve ao micro-ondas, um a um, por aproximadamente 24 segundos. A receita original pede 12 segundos mas eu achei muito pouco. Acabei encontrando o tempo ideal para o meu microondas e foram 24 segundos. Cada micro-ondas é de um jeito, né? Então sugiro que fiquem atentos e testem até acharem o tempo ideal.
  • Depois de pronto, decorei com o próprio açúcar mascavo e servi com morangos. O namorado e a irmã aprovaram!

  • Facinho, não é?



  • Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...