terça-feira, 9 de setembro de 2014

De papo pro ar com Didi D´Addio, da Deli Art Cake Creations


Hoje o de papo pro ar é com a Didi D´Addio, que está a frente do Deli Art Cake Creations
A Didi é confeiteira e começou sua carreira na área gastronômica em 2005. Dedicou-se a hotelaria e acabou criando a Deli Art Cake Creations.

Porém, em 2012 ela descobriu ser intolerante ao glúten, leite e soja. Com certeza, não foi uma adaptação fácil mas a Didi levantou a cabeça, uniu seu conhecimento com a vontade de criar receitas sem esses três ingredientes. 

Em 2013, a Didi adotou um estilo de vida relacionado a Dieta Paleo. Com isso, iniciou sua busca de conhecimento e desenvolvimento de receitas para o dia a dia e também festas e eventos.

Didi e seus quitutes
Foto: facebook pessoal 

Já falei, em outros momentos, que foi a Didi quem me ensinou a fazer o melhor marshmallow do universo! (se quiser testar a receita, leia essa postagem, clicando aqui!).
Talvez agora, por ser adepta a Dieta Paleo, ela não utiliza mais esse tipo de ingrediente. Mas, eu confesso que também não é uma receita para fazer sempre né, gente? Beeeeeem de vez em quando

Bom, eis que eu estou aqui falando de Dieta Paleo e eu fui dar uma pesquisada para explicar, bem brevemente, do que se trata. Entrei no site Dieta Low Carb e Paleolítica e tirei algumas informações de lá!
Esse tipo de dieta (que mais prefiro chamar de estilo de vida porque parece que dieta está sempre relacionada a questões estéticas, como emagrecimento) é a dieta a qual nossa espécie está geneticamente adaptada. Existem alguns tipos de dieta paleolítica, porém o que é comum entre elas é a ausência de produtos refinados, alimentos processados e grãos. De uma forma geral, ser adepto a dieta paleolítica é abrir mão de uma alimentação com base em grãos, açúcar, laticínios e alimentos processados. A Didi vai falar, na entrevista, sobre como a dieta paleolítica está relacionada a nossa dieta (estilo de vida!) sem glúten. 

No site, há a informação de que a simples eliminação total de grãos (paõ, massa, farinha, biscoitos...ou seja, uma dieta livre de glúten) fornece talvez 70% de todo o benefício de uma dieta paleolítica, não só falando de perda de peso mas do controle de síndrome metabólica e patologias auto-imunes. 

Super bacana, não é?! Pra mim, ainda difícil seguir. Acho que eu ainda não me sinto preparada (não quero) abrir mão de comer algumas coisas (claro que sem sair da dieta sem glúten porque isso seria irresponsabilidade). Admiro muito quem segue e acredito, MUITO mesmo, que alimentação é tudo na vida. Já que não consigo abrir mão, vou me equilibrando. Não abuso de alimentos que possam me fazer mal e procuro consumir muitas frutas e legumes. Enfim, equilíbrio é a palavra da minha vida!

Vamos conferir a entrevista com a Didi?!


♡ Qual a sua formação? 
Estudei psicologia mas nunca exerci a profissão. Trabalhei muitos anos em Hotelaria e depois mudei para a Gastronomia e, é claro, fiz vários cursos de especialização dentro e fora do país.

♡ Como surgiu a ideia de produzir alimentos sem glúten e sem lactose? Já trabalhava com gastronomia e tinha a Deli Art há alguns anos quando descobri a minha intolerância e um mundo novo se abriu, pessoal e profissionalmente.

♡ Você é celíaca ou sensível ao glúten? 
Sensível ao glúten e ao leite.

♡ Quem te acompanha, sabe que você é adepta a dieta paleolítica. Conta um pouquinho pra gente sobre esse estilo de vida. Na sua opinião, qual a relação dessa dieta com a vida dos celíacos? 
A dieta paleolítica tem tudo a ver com os celíacos por ser uma dieta super saudável e isenta de grãos. O fundamental desta dieta, que prefiro chamar de um estilo de vida, é se alimentar com ingredientes que o nosso corpo está adaptado, alimentos que não causem doenças, mas sim que promovam saúde. Ela foi desenhada a partir de estudos realizados em fósseis de seres humanos que viveram na era do paleolítico e também de estudos feitos com tribos de caçadores coletores


♡ Quem te inspira na criação de suas receitas? 
Eu adoro criar e desenvolver receitas. O desafio por si só me estimula, mas gosto muito do estilo do Jamie Oliver!

(Ai, eu também Didi...amo o Jamie!)

♡ Qual a sua maior dificuldade na cozinha sem glúten e sem lactose? 
No inicio, o desafio foi entender todas as propriedades do glúten nas formulações (receitas) e procurar outros ingredientes com propriedades similares. Mas o pior foi o fato de não gostar dos resultados dos produtos que encontrava no mercado e sabia que poderia fazer melhor, mas não havia referências. Foi um período de estudo e de tentativa e erro.

♡ Conta pra gente qual sua receita preferida!
Bom, isso muda muito e depois da paleo, o sabor muda e os gostos também. Bolo de nozes com baba de moça sempre foi minha perdição! Mas agora fico feliz com um bom pedaço de carne assado em baixa temperatura.

♡ Cozinhar para você significa... 
Cozinhar é vida, é saúde! Mas antes de mais nada fico muito grata pela possibilidade ajudar as pessoas a se alimentar bem com muita saúde e sabor!

♡ Deixe uma mensagem para as pessoas que, por algum motivo, seguem dieta isenta de glúten e lactose! 
Há vida feliz sem glúten e sem leite! Obstáculos nada mais são do que a porta das oportunidades.


Ela não é demais?!
Amei esse finalzinho: Obstáculos nada mais são do que a porta das oportunidades.

Gente, guardem essa frase na cabeça e no coração! Ela é tão real...tão verdadeira...que eu acho que todo celíaco ou qualquer outra pessoa que busca se adaptar a uma reeducação alimentar, por necessidade ou escolha, deveria escrever e colocar no espelho, na porta de casa, no prato...

Tomei a liberdade de pegar algumas fotinhos do facebook da Didi para vocês verem o que ela produz.
Eu babo em tudo o que ela posta!

Já comi uma trufa dela e é inexplicável....MARAVILHOSA! 

No site dela tem vááááárias receitinhas. Além disso, ela aceita encomendas e dá cursos e palestras.

Bolo de coco

Costelinha de porco assada

Ovos de páscoa

Taças de frutas vermelhas e chocolate sem açúcar

Babaram?!

Quem quiser conhecer mais o trabalho dela, é só acessar o site e o facebook

Didi, minha querida, parabéns por essa atuação linda, que é levar sabor, saúde e alegria para as pessoas. Muito obrigada por compartilhar sua história conosco. Um beijo bem grande para você e o blog estará sempre de portas abertas!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...