segunda-feira, 8 de abril de 2013

Receita de hoje: filé de peixe ao molho de manga com um toque de gengibre e hortelã


Quem gosta de peixe levanta a mão! 
Eu levanto as duas mãos, os dois pés e ainda pulo de alegria. Desde criança, sempre gostei muito de peixe. E hoje, depois de muitos problemas gástricos e em busca de uma alimentação mais saudável, gosto mais ainda. 
Já falei outras vezes que também amo a mistura do salgado com o doce. E, muito mais do que isso, com o diagnóstico, passei a gostar muito de ir para a cozinhar e inventar. 
Fiz essa receita e meu pai adorou.

O resultado de tantos "eu gosto" é essa receitinha que eu mesma inventei, de última hora. Vamos aprender?

Você vai precisar de:
- Filés de peixe (gosto muito de usar Saint Peter ou pescada branca). Se conseguir comprar fresco, é sempre melhor porque o congelado solta muita água. Mas se não for possível, não tem problema. A quantidade fica a critério de cada um, pois o molho rende bastante. Essa receita eu fiz com aproximadamente 4 filés.
- 1/2 caixinha de creme de soja 
- 1/2 manga picada
- Sal e limão a gosto
- Pedaço pequeno de gengibre
- Folhas de hortelã

Após descongelar os filés, tempere-os com sal e limão. Deixei-os descansando por aproximadamente 20 minutos. Enquanto isso, prepare o molho.
Para isso, bata em um liquidificador a manga picada com um pouquinho de água, bem pouquinho mesmo, só para que vocês consigam bater a manga. Acrescente o creme de soja e bata novamente. Só então adicione o sal, gengibre e hortelã. Esses últimos ficam a gosto de cada um. Eu prefiro o sabor do gengibre bem fraquinho e um sabor mais forte do hortelã. Lembrem-se de que o gengibre e o hortelã darão apenas um toque de sabor. Reserve o molho.

Após os 20 minutos aproximadamente, em uma panela, coloque um fio de azeite e grelhe os filés, tomando cuidado para que eles não se desmanchem muito. Com a água que os filés soltarão, deixe-os cozinhar. Caso criem muita água e já estejam cozidos, jogue parte da água fora. Após estarem cozidos e grelhados, coloque-os em um refratário e coloque, por cima, o molho. Leve ao forno por alguns minutinhos para dar uma leve gratinada. 

Aí, é correr pro abraço. Quero dizer, para o prato.

Bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...