segunda-feira, 30 de junho de 2014

Receita de hoje: leite de arroz


Mais um leite vegetal! 
Receita ideal para intolerantes a lactose, alérgicos a proteína do leite e vegetarianos que não consomem leite de origem animal. 

Bom, o que eu achei desse leite? Uma super possibilidade, gente! Na minha opinião, não é o tipo de leite para se tomar com chocolate em pó, por exemplo. Mas esse é o meu paladar e como eu acredito demais na adaptação, não desacredito que muitas pessoas façam dessa forma e gostem. 

Quando aprendi a fazer essa receita, com a Doris Gomes, ela disse que esse leite vegetal é ideal para receitas salgadas: tortas, creme de leite ou molho branco. Foi aí que eu quis tentar o molho branco, já que até hoje nunca tinha feito um sem ser com leite de vaca. 

Adoramos o resultado! Fiz em um almoço, para mim, irmã e namorado e eles aprovaram. O menu do dia foi fusilli ao molho branco (próxima receitinha, hein?!).

A receita original é com arroz integral mas, na hora, eu não tinha o integral. Então fiz com o branco mesmo e gostei do resultado. 

Vamos  lá? Mudei só a quantidade de água!

- 1 xícara de arroz branco ou integral
- 10 xícaras de água 

Em uma panela, coloque o arroz cru e cubra com água (4 xícaras), deixando cozinhar por 15 minutos. Depois de cozido, ele deve estar molinho, meio "papa". Escorra a água e bata no liquidificador com 6 xícaras de água mineral. Aqui a quantidade de água vai depender muito da consistência que se quer dar ao leite, ok?!
Em seguida, coe em um pano beeeeeem fininho, quanto mais fino, melhor! 

Conserve fechado, na geladeira. 
Eu acabei não usando tudo o que fiz e congelei. Não sei se dá certo mas, melhor que jogar fora, não é?

Ah! E o que sobrar no pano, não joguem fora. Eu congelei porque ainda estou buscando uma utilidade para aquela massa, ok? 

E fiquem ligados porque a próxima receitinha é a do molho branco, hein?!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...