quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Receita de hoje: pasta de grão-de-bico


Postei essa foto na página do blog, no facebook, e minhas leitoras queridinhas ficaram curiosas com a receitinha da pasta de grão-de-bico. 
Eu sempre sinto falta de um patêzinho para comer com pão. E aí, navegando pela internet, achei algumas receitinha bem bacanas. 

Cheguei ao site da nutricionista Adriana Lauffer, onde ela fornece receitas de várias pastas salgadas para comermos com o pãozinho sem glúten. Juntei a receita dela com um pouquinho do meu paladar e fiz minha pasta de grão-de-bico. Ficou deliciosa!

Vamos aprender? A receitinha rende bastante!
- 1 xícara de grão-de-bico
- 3 dentes de alho amassados
- 3 colheres de tahine (pasta de gergelim)
- 1 limão
- Azeite
- Salsinha, cebolinha e sal a gosto

Primeiramente, vamos deixar o grão-de-bico de molho. Não é uma obrigação, mas facilita na hora de cozinhar. Deixe-o submerso em água por 8 horas. Escorra a água e cozinhe-o com água, na panela de pressão, por aproximadamente 30 min. Retire a pressão da panela, abra-a e pegue alguns grãos para testar se já está no ponto. Aperte com os dedos e eles devem estar bem molinho. Se já estiver no ponto, só escorrer a água. Se não, cozinhe por mais tempo. 

Após cozinhar, processe os grãos no processador até que forme uma pasta. Para ajudar, acrescente o limão e o azeite, aos poucos. Após formar uma pasta bem homogênea, adicione os demais ingredientes. Bata por mais uns minutinhos e está pronto. Coloque a pasta de grão-de-bico em um pote bem fechadinho e leve a geladeira. Ele deve durar, aproximadamente, 10 dias. 

Não se esqueça de etiquetar (ou sinalizar, de alguma forma) a pasta para que ninguém contamine com migalhinhas de pão, ok?!

Para fazer outras receitinhas de pastas salgadas, clique aqui para conhecer as fornecidas pela Adriana Lauffer. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...