quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Receita de hoje: docinho de chocolate, conhaque e café



Mais um docinho da série "eu não posso comer brigadeiro mas tem um docinho que fica supimpa"
Gente, quando digo que a vida é linda, muitos acham isso pensamento de gente feliz chata. 

E às vezes eu fico com a sensação de que quanto mais restrição, mais descobertas e mais oportunidades para acreditarmos o quanto somos capazes!

Para quem me acompanha, sabe que já postei a receita do 95% beijinho, um beijinho feito a base de arroz cozido. Fica incrível! Se você ainda não fez essa receita, clica aqui porque vale a pena.

Depois do beijinho, aprendi a fazer esse de chocolate. Vi a receitinha original no meu querido "O diário de receitas sem lactose". Com esse docinho, dá para aproveitar tanto a sobra do preparo do leite de arroz quanto prepará-lo a partir do arroz cru. 

Dá para enrolar ou comer de colher. No dia em que fiz, deixei na geladeira e enrolei. Não foi muito fácil enrolar porque ele estava mais molinho. Mas, com jeitinho, consegui. Coloquei dentro de uma caixinha bem bonitinha e dei para duas amigas como um presentinho. Elas gostaram bastante!

Depois, sobrou um pouco e eu estava com preguiça de enrolar. Aí, tive a ideia de servir na colher. Peguei uma porcelana preta, coloquei as colheres em cima, enfeitei com o coraçãozinho e chocolate em pó. Ficou bem legal! Simples, fácil, gostoso e bonito!

Como já ensinei a fazer o leite de arroz, fiz essa receitinha com a sobra dele.

Então, vamos aprender!

- 290 gramas de arroz cozido e batido no liquidificador (sobra do preparo do leite de arroz) - se não tiver a sobra, cozinhe 1/2 xícara de chá de arroz cru com o açúcar, mexendo para não grudar no fundo da panela. 
- 25 ml de água
- 80 gramas de chocolate meio amargo sem lactose (conheço as marcas Harald e Vito)
- 2 colheres de sopa de conhaque
- 1/2 colher de chá de café em pó (usei o pó de café mesmo)
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó
- confeitos para enfeitar (pode ser os coraçõezinhos, beijinhos ou granulado - chocolate em pó também fica bem bacana)

Bom, como eu disse, usei a sobra do preparo do leite de arroz que estava congelada. Deixei-a descongelar ao natural e bati com 25 ml de água.

Em seguida, derreta o chocolate meio amargo em banho maria ou micro-ondas (de 30 em 30 segundos para não queimar).

Em uma panela, coloque o arroz batido e o chocolate derretido, mexendo bem. Quanto a mistura estiver bem homogênea, acrescente o café, o conhaque e o açúcar, mexendo mais. Prove e veja se está agradável ao seu paladar. Se sim, é só colocar em uma travessa e deixar na geladeira por duas horas. Se não, acrescente mais dos ingredientes até que esteja ao seu gosto, levando a geladeira em seguida. 

Depois de duas horas na geladeira, pode-se enrolar ou servir conforme minha sugestão. 

Ficará delicioso!
Com essa quantidade, fiz 8 docinhos enrolados e servi 6 colheres. Se desejar quantidade maior, dobre os ingredientes. 

Esse docinho é melhor ser consumido no dia, ok?!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...