sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Receita de hoje: rabanada para o Natal


O Natal vem chegando e, além de pensarmos nos presentes que queremos, começamos a pensar nas comidas, não é? Essa época todo mundo foge do regime. Só não pode fugir da dieta sem glúten, gente! Todos nós sabemos que as consequências são terríveis! 
Um dos maiores obstáculos que temos que vencer quando recebemos o diagnóstico da doença celíaca é adaptar-nos as receitas que já conhecíamos, no caso do diagnóstico na vida adulta. É fato que por já conhecermos os alimentos que levam glúten, sentimos diferença quando mudamos nossa dieta. Mas, isso não é e nem está perto de ser o fim do mundo. É totalmente possível nos adaptarmos. Então, quando alguém me pergunta da doença celíaca e diz: "nossa, então você não pode comer nada?", eu logo digo: "claro que posso! como de tudo...só que sem glúten!". E por isso a receitinha de hoje é tão especial!

Ela me lembra quando eu e minha irmã éramos crianças e nosso pai fazia rabanadas. Como era gostoso! Eu adorava. Então, um dia, eu resolvi testar a rabanadas sem glúten com os pães que tinha aqui em casa. Não estava consumindo-os e resolvi inventar. Consegui aproveitar de duas maneiras: fazendo farinhas e a receita de rabanada. 

Reaproveitando os pães sem glúten

Confesso que hoje em dia, não consigo mais comer pratos gordurosos, que levam muito óleo. E, por isso, não consegui comer todas as rabanadas que preparei. Comi só um pouquinho para matar a vontade. A receita eu retirei deste link aqui, que ensina 10 receitas para aproveitar as sobras de pão. Elas não são especificamente sem glúten, mas acho que dá para transformar. 


Para começarmos, vamos separar os ingredientes necessários:
- 200 gramas de pão (como são sobras, tem que ser amanhecido, ok?)
- 250 ml (1 garrafinha) de leite de coco adoçado, preferencialmente
- 4 gemas batidas
- Açúcar com canela para polvilhar

Primeiro, corte os pães em fatias finas. Em seguida, coloque as fatias no leite de coco adoçado e, depois, passe nas gemas batidas. Então, é só fritar as fatias de pão em óleo quente. Organize-as em uma travessa e polvilhe o açúcar com a canela. 
Uma dica: não coloque todas as fatias juntas. Vá fritando aos poucos. 

Nhami nhami! Fica delicioso! 
Com essa rabanada, o Natal vai ficar mais especial ainda, não acham?

Espero que gostem da receitinha!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...