segunda-feira, 13 de abril de 2015

Receita de hoje: nhoque de abóbora ao molho branco


Ai, delícia, delícia, delícia! 
Em casa minha mãe sempre faz legumes para o almoço e eu adoro quando ela faz abóbora refogadinha. O adocicado da abóbora combina demais com a comida, na minha opinião. Então, ela tinha feito a abóbora para o almoço, repetimos no jantar e no outro almoço e acabou sobrando um pouco na geladeira. Todo mundo já tinha ficado enjoado de comer. 

A Nilva, nossa funcionária querida, chegou em casa falando da vontade de comer nhoque de abóbora com molho branco. Eu simplesmente nunca tinha pensado nisso. O fim de semana tinha chegado e a abóbora certamente iria para o lixo. Pensei: "se o nhoque é feito da batata amassada, da banana verde que virou uma massa, certamente era só colocar a abóbora no lugar". Resolvi testar. 
Eis que a sobra da abóbora na geladeira virou um nhoque delicioso e eu não poderia deixar de compartilhar.

Essa receitinha serve duas pessoas, aproximadamente. 
Vamos lá?
- 300 gramas de abóbora cozida 
- 180 gramas de farinha de arroz
- Sal a gosto

Eu não acrescentei azeite nessa receita porque como a abóbora já estava temperada e bem cozida, achei que fosse ficar mole demais. Mas, se você for cozinhar a abóbora para fazer o nhoque, talvez seja necessário acrescentar um pouquinho do azeite. Acredito que seriam, aproximadamente, 2 colheres de sopa.

Em um processador, bata a abóbora até que ela vire uma massa. Em uma bacia ou tigela, coloque a abóbora processada e vá acrescentando, aos poucos, a farinha de arroz. Por último, acrescente o sal e experimente para ver se está agradável ao paladar. Caso queira acrescentar outros temperos, está liberado. Vale inventar!

Depois que a massa estiver bem homogênea, em uma superfície limpa e livre de qualquer resquício de glúten. coloque um pouquinho da farinha de arroz, faça rolinhos e corte, com a faca, em pedacinhos.


Em um panela com água fervendo, coloque os pedacinhos de massa crua e retire-os assim que eles subirem para a superfície da água. O ideal é usar uma escumadeira para isso. Coloque a massa cozida em um refratário e reserve. Agora vamos fazer o molho branco. Essa receita é com leite de vaca zero lactose mas, aqui no blog, já foi publicada a receita do molho branco feito a partir do leite de arroz (clique aqui para conferir!).

- 1 dente de alho amassado
- 1 colher de sobremesa de margarina (Becel do potinho azul, que é sem lactose)
- 250 ml de leite de vaca sem lactose 
- 1 colher de chá de amido de milho dissolvido em um pouco de leite
- Sal e noz moscada a gosto

Em uma panela aqueça a margarina e doure o alho amassado. Quando dourar, acrescente o leite e deixe ferver. Depois de ferver por alguns minutos, acrescente o amido de milho. Deixe ferver mais um pouco. Mexa e caso perceba que não engrossou, acrescente, aos poucos, o amido de milho até dar o ponto do molho. Coloque sal e um pouquinho de noz moscada para dar gosto.

Jogue o molho branco por cima do nhoque e leve ao forno por alguns minutinhos. 
Sirva e se delicie! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...