sexta-feira, 11 de maio de 2012

Receita de hoje: lasanha feita a base de massa de panqueca

Eu estava super ansiosa para postar esta receita. Acho que é porque ela realmente vale a pena!
Aprendi no Mais Você, aquele programa da Ana Maria Braga. Lá, a receita original era com farinha de trigo. Porém, como eu já tinha a receita e já havia testado a panqueca sem glúten, resolvi tentar a substituição. Não percam tempo...corram para a cozinha testar! 

Vamos lá? Essa receita serve 4 pessoas, aproximadamente.

Para a panqueca (massa), você vai precisar de:
- 1 copo (250 ml) de maisena
- 2 ovos
- 1 copo (250 ml) de leite (quem tem alguma intolerância para a lactose, como eu, pode usar qualquer leite de baixa ou zero lactose)
- Sal a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Para medir a quantidade da massa a ser levada ao fogo, use um pires. Em uma panela teflonada e com um fio de óleo (em fogo baixo) coloque 1 pires de massa, tampe, deixando um pouco para que a massa não fique crua, e vire do outro lado. Vá separando todas as massas que ficarem prontas. 

Em seguida, prepare os molhos branco e bolonhesa. 
Para o molho branco, frite 1 dente de alho em 1 colher de sopa de margarina e coloque 750 ml de leite. Espere ferver e acrescente sal. Para engrossar um pouquinho o molho, dilua 1 colher de sopa de maisena em meio copo de leite. Mexa até engrossar mais um pouco e está pronto. Lembrando que aqui também pode ser usado o leite de baixa ou zero lactose.

Para o molho bolonhesa, refogue 500g de carne moída com um pouco de cebola, alho e sal. Acrescente molho de tomate e deixe cozinhar por alguns minutos.

Agora, é hora de montar a lasanha, que pode ser montada em uma forma retangular de vidro. Coloque uma parte de molho branco, uma camada da massa de panqueca pronta, uma camada de molho a bolonhesa misturado com molho branco e uma camada de queijo mussarela. Repita até terminarem os ingredientes, finalizando com uma camada de massa, mais uma parte do molho branco e fatias de mussarela. Polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, por aproximadamente 20 minutos. É retirar do forno e aproveitar muuuuuuuuuuito!

Vocês vão perceber como a lasanha fica leve. Fica perfeita e idêntica a feita com farinha de trigo.

Ficaram com água na boca? Então vou provocar mais ainda...vejam esta foto da lasanha que eu mesma fiz.




Que tal? A foto ficou ótima mas a lasanha ficou mais. Experimentem!
Para quem quiser deixar esse prato sem lactose, lembre-se de usar o leite de vaca zero lactose, margarina Becel do potinho azul e queijos Balkis. 

E não se esqueçam de repassar o blog para quem possa interessar e participem deste cantinho, através de comentários, mensagens no mural de recados, email, sinal de fumaça, pombo correio...enfim, como quiserem.

Até breve!

10 comentários:

  1. Adorei a ideia, vou fazer no almoço de DOMINGO!
    Só vou passar uma dica que eu prefiro, em vez de usar maisena, substituo por creme de arroz ou fécula de batata o gosto de ambas me agrada mais do que o da maisena q é mais notável a diferença com a farinha de trigo...
    "Faz tempo que lá em casa não se come uma lasanha decente... rsrsr"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a dica! Vou testar...deve ficar deliciosa também!

      Beijocas

      Excluir
  2. Hummmmmm...obrigada pela receita, vou fazer!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eudi, obrigada pela mensagem!

      Faz e depois conta pra gente.

      Beijocas

      Excluir
  3. Muito obrigada, adorei o site de ,meu marido descobriu que e celíaco,agora estou me adaptando,eu quero fazer o bolo pq e aniversario dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço o carinho e desejo uma ótima adaptação ao seu marido e a toda a família. Estou a disposição!

      Beijocas

      Excluir
  4. essa receita eu consigo congelar e depois ela fica boa ao descongelar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciane!
      Dizem que alimentos com maisena não devem ser congelados. Eu congelei e não gostei muito do resultado. Então, prefira servi-la fresquinha!

      Um beijo grande

      Excluir
  5. Oi pode me dizer quantas panquecas mais ou menos rende a receita?? Queto fazer pra receber uns amigos, quero saber se preciso dobrar a receita... Bjo adoro suas dicas

    ResponderExcluir
  6. Muito boa idéia, porém queria saber se alguém aqui já testou fazer essa massa com farelo de veia. Em meu blog mostro como fazer massa de panqueca dessa forma e fica ótimo, agora não sei como ficaria nessa receita. Seria uma idéia para fazer uma lasanha sem glúten e lactose.

    Ótima receita, parabéns

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui!
Seu comentário é muito importante. Deixe-o aqui e não se esqueça de voltar para visualizar a resposta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...