terça-feira, 6 de maio de 2014

Receita de hoje: leite de amêndoas


Intolerantes a lactose e alérgicos a proteína do leite...essa é pra nós! 
Eu já havia visto, diversas vezes, as pessoas fazendo receitas de leite de amêndoas, castanha-do-pará, inhame, coco, arroz...e muitos outros. Como sou fã de amêndoas, resolvi tentar! 
Não gostei do sabor dele puro, pois senti uma amarguinho no final. Mas, eu acabei usando a água em que deixei a amêndoas de molho, então não sei se foi por isso. Na próxima, vou testar com a água limpa. De qualquer forma, quando bati com o morango, ficou sensacional! 

Leve, saboroso e saudável!

Bora colocar a mão na massa?
Você vai precisar de:
- 400 ml de água filtrada (a quantidade de água vai depender se você quer um leite mais grossinho ou não. Se quiser ir testando, hidrate as amêndoas em apenas 250 ml de água. Vai formar uma pasta grossa e aí você coloca a quantidade de água que quiser. Eu acrescentei mais 150 ml, por isso coloquei 400 ml de água)
- 62 gramas de amêndoas cruas e sem sal
- 100 grama de morangos lavados
- 2 gotinhas de essência de baunilha (alérgicos a proteína do leite: não tenho conhecimento se o uso da essência de baunilha está liberado, ok?! Se não estiver, podem fazer a receita sem esse ingrediente)
- Açúcar ou adoçante a gosto (usei adoçante)

Hidrate as amêndoas na água por aproximadamente 8 horas. Depois que estiverem hidratadas, bata a amêndoas com a água do molho (fiz assim mas quero testar com água limpa...então fica a critério de cada um) e acrescente mais água se estiver muito grosso. Em seguida, coe o leite em uma pano limpo. Para facilitar, use o coador de apoio e vá apertando o pano para que saia todo o líquido e reste apenas uma pasta de amêndoas no pano. Depois de coado, o leite está pronto. Ele pode ser usado em receitas, no café da manhã, da tarde e onde mais preferir. Também, pode ser usado com chocolate em pó ou frutas, como eu fiz.
Resolvi bater com morangos. Para isso, bati o leite, os morangos, o adoçante e duas gotinhas de essência de baunilha. Ficou delicioso! 

Observação importante: Na hora da compra, estejam atentos ao risco de contaminação cruzada, pois muitos estabelecimentos usam a mesma colher para pegar diversos aperitivos, inclusive aqueles amendoins com casquinha, que contém glúten!



Espero que tenham gostado de mais uma receitinha versátil!


---------------------------------
Editado dia 11.06.2014

NOVA receita de leite de amêndoas! 
Na minha opinião, melhor que a anterior, pois aprendi a tirar a pelezinha das amêndoas. Ficou muito boa! Aprendi com a Doris Gomes e o que eu gostei demais é que dá a quantidade para se fazer apenas 200 ml de leite de amêndoas. Ou seja, quem quiser fazer fresquinho todos os dias, pode....ou quem quiser fazer em alguns dias da semana, também. Vamos aprender?

- 200 gramas de amêndoas
- 1 litro de água filtrada
- + água para deixar as amêndoas de molho

Primeiramente, vamos deixar as amêndoas de molho por 8 horas em água filtrada. Após esse tempo, para retirarmos a pelezinha delas, é só deixá-las de molho na água quente por 1 minutinho e, imediatamente após, passá-las em água fria. Assim, a pelezinha sairá facilmente, é só ir puxando. 
Leve as amêndoas ao liquidificador com 1 litro de água e bata bastante. Coe com um pano e leve para geladeira. Pode ser congelado!

Quem quiser fazer apenas 200 ml do leite, é só hidratar 15 amêndoas e bater com 150/200 ml de água filtrada. A quantidade de água sempre pode ser variável, dependendo da consistência que se quer dar para o leite, ok?

Não jogue fora o que sobrou no pano. Com essa "massinha", é possível fazermos uma ricota falsa, receita que tirei da minha cabeça. Quer saber como se faz? Clica aqui! 
Olha como ela fica linda e idêntica a ricota tradicional! 



Com ela fiz uma tapioca incrível com rúcula e tomatinhos cereja...nhami nhami!
Espero que tenham gostado dessa nova receitinha!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...