sexta-feira, 17 de julho de 2015

Receita de hoje: mousse de chocolate


Com tanto falatório sobre o glúten, estamos tendo mais opções de receitinhas! 
Direto acompanho receitinhas no site do programa "Mais você", da Ana Maria Braga. Embora ainda não haja uma ampla conscientização de que receitas sem glúten não são só por estética mas por uma questão de saúde, está sendo válido todo esse falatório. E é aqui que entramos: nosso papel, como celíacos, é divulgar a doença celíaca e a seriedade dela.

Mousse de chocolate sem lactose!
Já tinha feito essa receita mas acreditem, esqueci de fotografar. Dessa vez, não esqueci e aqui está. 
Receitinha que aprendi no site do "Mais você". Já aviso, não é saudável, pois tem bastante gordura. Mas gente, isso aqui também não é para comer todo dia, né?! Então, consciência, ok?! 

É super simples! 
Essa receita eu fiz para 10 pessoas e ainda sobrou um tiquinho. Servi com morangos.
Mãos a obra?

- 2 caixinhas pequenas de Chanti Mix (a receita sugere as marcas Amélia ou Vigor. Usei da marca Amélia)
- 150 gramas de açúcar
- 6 claras
- 200 gramas de chocolate meio amargo (usei da marca Harald, pois não contém glúten e nem lactose)
- 30 ml de água ou bebida alcoólica (usei conhaque)

Primeiramente, bata o chantilly conforme as instruções do fabricante e reserve. O da marca Amélia recomenda que o  chantilly fique na geladeira por 12 horas (temperatura aproximada de 5 a 8 graus). Em seguida, bata-o na batedeira, até obter a consistência desejada. 

Em seguida, derreta o chocolate em banho-maria e adicione a água ou conhaque (importante não adicionar gelado). Reserve.
Misture as claras e o açúcar e aqueça em banho-maria até 50 graus (gente, eu não tenho termômetro mas aprendi que 5 graus é mais ou menos quando colocamos o dedo e não conseguimos mantê-lo por mais de 1 segundo). Desligue e leve essa mistura na batedeira e bata até dar ponto de claras em neve. 

Quando as claras, o chocolate e o chantilly estiverem em temperatura ambiente, misture tudo, delicadamente, com uma espátula.

Antes de servir, leve a geladeira por 1 hora. Se preferir, sirva com morangos ou alguma outra combinação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...