segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Meu primeiro show como celíaca

Estou eufórica até agora!

Nunca comentei aqui mas quem convive comigo sabe que sou fã de carteirinha, há muitos anos, do John Mayer. Sonhava com o dia em que ele viria ao Brasil e esse dia chegou. 

Para quem não sabe, esse é o John Mayer, que possui canções famosas como "Daughters" e "Bigger than my body", já tocadas em novelas brasileiras.

Porém, sair de casa pode ser um dos nossos maiores pesadelos, não é? Ainda mais quando são muitas horas ou dias longe. Eu, pelo menos, não consigo ficar muitas horas sem me alimentar.  

E então, o que comer? O que fazer? 

Geralmente, em shows grandes, como esse, sempre há comidas e bebidas no local (com um preço bem salgado mas tem). O show aconteceu em São Paulo, na Arena Anhembi. Dias antes, liguei para a empresa organizadora do evento e expliquei a situação, perguntando como eu deveria proceder, visto que teria que chegar cedo ao local e precisaria me alimentar. Até confirmei com ela o que teria lá para comer e ela me respondeu: "Crepe, cachorro quente...". Ou seja, tudo repleto de glúten. Fui orientada a levar uma declaração médica. Comentei que a declaração que eu tenho é antiga e ela me respondeu que não tinha problemas. Inclusive, antes mesmo dela responder que não havia problemas, comentei que é um diagnóstico que não tem cura, portanto eu ainda não poderia comer nada com glúten, desde a data da declaração.
E assim foi, separei minha declaração e meus lanchinhos. Mas, para variar, esqueci a declaração em casa. No entanto, não tive nenhum problema para entrar no local do show com minha alimentação. Tive minha bolsa revistada, procedimento comum, e assim que a mulher olhou minha bolsa, comentei: "Tenho intolerância alimentar e entrei em contato com a organização, que me liberou a entrada com esses alimentos". Ela nem se incomodou e me deixou entrar. Dali em diante era só curtir, como eu fiz. 

Foi sensacional! Um dos melhores momentos da minha vida. Curti e cantei muito!

Bom, mas vocês devem estar curiosos para saber o que levei para me alimentar, certo? 
Saí de casa 16 horas e só retornei 1 hora da manhã.

Além do lanche natural, que preparei com pão Berti, levei:

Cookies da Mr. Premium

Ovinhos de amendoim Elma Chips
Salgadinho de soja Good Soy
Paçoquinha
   

Barrinha de gergelim com linhaça e castanha de caju

Deu tudo super certo!
Lembrando que, nesses casos, o melhor a se fazer é levar produtos industrializados, por conta da conservação mesmo. Às vezes, levar um lanche natural sem refrigeração adequada pode trazer mais problemas do que levar algum alimento industrializado e, portanto, menos saudável. No meu caso, o tempo estava frio e me programei para comer o lanche antes do show começar, sem deixar muito tempo na bolsa.
Também, é sempre bom também alternar entre alimentos salgados e alimentos doces. Frutas podem ser uma boa opção se também forem armazenadas adequadamente, pois é horrível comer frutas amassadas. Lá no show, não havia pia para lavar as mãos, o que dificulta bastante quando você pode se sujar com alguma fruta. Não é nada legal ficar com a mão grudando ou correr o risco de manchar a roupa limpando as mãos nela. Por isso, é sempre bom levar álcool gel na bolsa, caso precise limpar as mãos para comer ou após comer. Sempre tenho um e uso demais com essa história de sempre comer os alimentos de casa fora dela. [Uso um super cheiroso (MESMO) da Bath and Body Works. Comprei vários quando viajei. Eles custam 1,75 dólares. Muuuito baratinhos e não deixam a mão com um aspecto seco. Quem tiver a oportunidade de comprar, recomendo! Quem não tiver, não se preocupe, temos várias marcas nacionais boas.]


Nesses shows, geralmente não é permitida a entrada de bebidas. Portanto, é bom separar um dinheirinho para consumir alguma bebida lá dentro. O mais apropriado é água mesmo, pois as bebidas alcoólicas giram em torno da cerveja (puro glúten!). Os refrigerantes não são nada saudáveis mas são liberados por não conterem glúten.

E super importante, gente: a questão da alimentação não pode e não deve estragar o show e vice versa. A nossa alimentação é nossa saúde, não devemos burlá-la. Então, nada de vergonha dessa "vida de marmiteira". Precisamos dela para nos mantermos saudáveis e com muita energia para curtir nossos ídolos, cantar e pular. 

Foto do show, tirada pela minha cunhada. Ao fundo, o grupo Meninos do Morumbi

E vocês, já tiveram alguma experiência como essa? Divida conosco!
Se cuidem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...