domingo, 26 de maio de 2013

Receita de hoje: bolo de cenoura com toque de damasco


Essa receitinha DELICIOSA é da minha queridíssima Josy Gomes, uma pessoa iluminadíssima que sempre me ajuda quando preciso trocar ideias sobre receitas e alimentação no geral. 

Não é porque acho-a muito querida e estou puxando o saco não, mas essa receita fica pra lá de boa. É super simples. Vocês vão aprender rapidinho e tenho certeza de que se fizerem, vão adorar. A única coisa que eu modifiquei foi a calda, pois fiz a minha receita predileta, postada anteriormente. 

Vamos testar?
Para a massa, você vai precisar de:
- 2 cenouras médias cruas
- 4 damascos turcos (ela me orientou que quem quiser colocar mais, pode colocar)
- 3 ovos grandes
- 1/2 xícara de óleo
- 1/2 xícara de água ou suco de laranja (usei água mesmo)
- 2 xícaras de açúcar
- 1 1/2 xícara de farinha de arroz
- 1 1/2 xícara de fécula de batata
- 1/2 xícara de amido de milho
- 1 1/2 colher de sopa de fermento em pó

Em um liquidificador, bata a cenoura, os damasco, ovos, óleo e açúcar até ficar fofo e homogêneo. Depois, devagar, vá acrescentando as farinhas. Por último, acrescente o fermento e mexa com uma colher.
Unte a forma e leve a massa ao forno para assar. 

Para a calda:
- 250 ml de leite de vaca sem lactose 
- 5 colheres de sopa rasas de chocolate em pó (sem glúten e sem lactose, costumo usar o da Nestlé). Se achar que ficará forte, pode diminuir a quantidade de colheres.
- 3 colheres de sopa rasas de açúcar (se achar que falta açúcar, porque o chocolate da Nestlé é forte, é só acrescentar a seu gosto)
- 1 colher de sobremesa rasa de margarina (Becel, do potinho azul, que é sem lactose)

Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo, por aproximadamente 20 minutos, sempre mexendo, até o ponto de calda. 


Jogue por cima do bolo e sirva. É só se deliciar.

Eu adoro bolo quente. E vocês, também?

Beijocas

8 comentários:

  1. Duda obrigada pelos elogios, seu bolo está lindo e você é uma querida.
    Mas o que gostei mais foi você difundir que nossa cozinha tem sabores , nossa dieta pode ter cheiros, aromas e paladares muito gostosos e cheios de criatividade! Guardou um pedacinho para mim????
    Bjs.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, devo dizer que o sentimento é recíproco. Pela lei da atração, faz sentido nos acharmos pessoas queridas.

      É exatamente esse o objetivo do blog e da minha dedicação a ele: mostrar que a vida como celíaca pode ser muito boa, exatamente como vocês escreveu, cheia de cheiros, aromas, paladares e criatividade. E não existe nenhum segredo além do amor ao que faço. Partindo desse princípio, todos podem conseguir ser felizes e criar coisas deliciosas.

      Não guardei um pedacinho para você para que eu possa fazer um bem gostoso no dia em que pudermos nos encontrar e celebrar momentos e pessoas que o diagnóstico me deram de presente.

      Um grande beijo no seu coração

      Excluir
  2. Seu bolo ficou lindo, meu bolo de cenoura sempre fica batumado o seu parece que ficou bem macio. Se eu tivesse a farinha de arroz e a de fécula de batata eu faria. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patricia!
      Muito obrigada pelo carinho e pela mensagem.

      Se você seguir a receitinha certinho, batendo bem o bolo, vai ficar delicioso. Pode apostar!

      Um beijo grande

      Excluir
  3. Receitinha maravilhosa!
    Fiz ontem para minha filha e ela adorou. E eu também! O meu bolo ficou lindo só que achei que ele ficou um pouco seco. Será que se aumentar um pouquinho o óleo ele fica mais molhadinhos?
    Minha filha ainda não foi diagnosticada celíaca, mas se sente muito mal sempre que come alimentos com glúten e lactose.
    Então esta receita está salvando as nossas manhãs.
    Obrigada e estarei sempre aqui aproveitando suas dicas e receitas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gladys, muito obrigada pelo carinho!
      Quando eu fiz eu também achei que ficou mais sequinho. Aí, sabe o que eu faço? Toda vez que vou comer, coloco uns 15/20 segundinhos no microondas. Fica parecendo que acabou de sair do forno!

      Aproveitem!

      Beijocas

      Excluir
    2. Se eu tiver aquela farinha que é uma mistura das 3(arroz, fécula de batata e fécula de mandioca) qual a quantidade que devo usar???

      Excluir
    3. Olá, Anônimo!

      Eu não sei exatamente como te ajudar! Sugiro que você siga a receita já que nela vai só a fécula de batata e a farinha de arroz. É mais fácil do que o que você está querendo fazer.

      Caso queira tentar, conta pra gente como ficou, tá?!

      Beijocas

      Excluir

Que bom ter você aqui!
Seu comentário é muito importante. Deixe-o aqui e não se esqueça de voltar para visualizar a resposta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...