quinta-feira, 19 de julho de 2012

Vídeo: como a mamãe da pequena Catarina explicou para ela sobre a doença celíaca


Coletando material para postar por aqui, encontrei um vídeo (que na verdade, é um áudio) nota 10. 
Desde que descobri a doença celíaca, penso na dificuldade que meus pais não tiveram comigo com relação a minha alimentação quando criança. Lembrando que hoje fala-se muito na doença celíaca, aumentando o nosso leque de opções, o que não acontecia antigamente. 
Sempre penso que uma criança com doença celíaca possui uma vantagem com relação as pessoas que são diagnosticadas quando adultas, como eu: ela não sabe o que é comer um pão francês ou um bolo de chocolate com farinha de trigo, pois desde sempre foi educada para não comer. E apesar de muito bem adaptada a dieta, tenho plena consciência de que o gosto e a textura, principalmente, são muito diferentes. No entanto, criança é criança...e os lugares que elas frequentam estão sempre cheios de outras crianças, que podem comer bolo, brigadeiro e outras delícias. Sem contar que muitas crianças fazem piadinhas sobre as dificuldades dos colegas e, claro, criança tem vontade. Muitas vezes, uma criança não consegue compreender, por diversos fatores, que ela não pode comer o que quer ou o que o coleguinha come. Acredito ser um trabalho bastante árduo para os pais que possuem crianças com restrições alimentares, mas mais do que isso, acredito ser totalmente possível quando existe amor, apoio e paciência. Penso que nestas situações, muitas vezes os pais acabam sofrendo mais do que a criança, pela própria maturidade que possuem e que a criança ainda não adquiriu. E eu ainda vou voltar neste assunto aqui no blog, pois julgo-o de muita importância.

Enquanto isso não acontece, deixo com vocês o áudio. A mamãe da pequena Catarina contou uma história lindinha para que ela entendesse, dentro de suas limitações (com relação a compreensão do diagnóstico e variáveis necessárias para o entendimento), porque o glúten faz mal a ela. 
Achei a historinha encantadora, pois é singela, real e bastante convincente, pois faz parte da imaginação de muitas crianças. Ela só não nos conta o resultado.

Não estou dizendo que ela é a forma e a única correta de se contar ao seu filho. Pode ser que sim e pode ser que não. Cada criança é um ser humano único e deve ser cuidado como tal. Quem sabe a partir desta história você não crie a sua própria?

  
E você, como fez para contar ao seu pequeno ou pequena? Divida sua história conosco. Com certeza ela é muito importante e pode ajudar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...