segunda-feira, 28 de maio de 2012

✈ Diário de viagem: Itapetininga/SP


Todo celíaco pode ter uma vida normal e isso vai depender, em grande parte, de nós mesmos. 

E já que todo celíaco pode ter uma vida normal...todo celíaco pode viajar. É claro que isso envolve em uma quebra de rotina e uma certa insegurança. Aqui no blog também vou dar dicas de como fazer isso da melhor forma.
Eu, como a grande maioria, AMO viajar. 

Morei toda minha infância em Itapetininga, uma cidade perto de Sorocaba, interior de SP. Tenho um amor muito grande pela cidade, pois é onde fiz grandes amizades, que perduram até hoje. Por caminhos do destino, coincidentemente (ou não!), meu namorado foi morar em Tatuí. Acreditem! Não poderia haver "coincidência" maior e melhor. 
Então, no último feriado, tive uma alegria imensa em poder voltar a Itapetininga, para rever os amigos. Como sempre, quando vou viajar, levo minhas comidinhas, pois nunca sei o que encontrarei por lá, não é?!

Fui muito bem recebida por todos e me senti super acolhida, em todos os sentidos...até mesmo com relação a alimentação. Quem é celíaco ou segue uma dieta sem glúten, sabe o quanto isto é importante para nós. Sim, queremos chegar nos lugares e receber o respeito das pessoas, sejam conhecidas ou não, com a nossa intolerância. 
Em casa, como já falei em outros momentos, isso é bastante fácil. Mas para sair de casa e ir para uma cidade que você não sabe o que vai encontrar?

Pois bem! Estive em dois restaurantes, conheci uma loja de produtos naturais (onde encontrei um pão muito gostoso) e um supermercado onde encontrei uma farinha para empanar que eu já faço uso. Vamos conhecer esses lugares especiais?

O primeiro restaurante que tive a oportunidade de conhecer chama-se Bom Filé.



Logo que cheguei, conversei com a Patrícia. Expliquei para ela, rapidamente, sobre minha intolerância e em 5 minutos, conseguimos acertar um prato simples, saborosíssimo e o mais importante, seguro para se comer. Arroz, filé de carne bovina e batata frita. Batata frita? Sim, acreditem se quiser! Para quem está na condição de celíaco há um tempo, sabe que comer batata frita fora de casa é quase impossível, devido a contaminação do óleo. Veja, o óleo não tem glúten. O que acontece é que quando se frita empanados ou qualquer outro alimento com glúten, contamina-se o óleo. Portanto, comer um batata frita em um barzinho, nem pensar! Provavelmente estará contaminada. Mas lá, no Bom Filé, a batata frita além de ser frita em óleo usado somente para as batatas, ela é feita lá mesmo. Nada de batatas congeladas. O pessoal da cozinha corta a batata e frita. Quanto sabor, cuidado e atenção que recebi! Fiquei muito contente em poder ser compreendida e atendida da melhor forma possível. Pessoal do Bom Filé, vocês estão de parabéns! E detalhe: o prato veio todo enfeitadinho! 

Esqueci de tirar uma foto do prato, mas garanto...vale a pena!
Para quem quiser conhecer o restaurante, aqui vai o endereço:
Rua Virgílio de Rezende, 528 - Centro
Telefone: 015 32718281
Para conhecer a página do facebook, clique aqui!


Vamos a loja de produtos naturais.
Esta foi uma indicação de uma amiga muito linda e especial. A loja chama-se Companhia dos Cereais.
Chegando lá, descobri que o dono da loja foi meu professor de natação, quando morava lá. Apesar da loja ainda ter poucos produtos sem glúten, o Luiz Henrique, dono da loja, se mostrou super disposto a desenvolvê-la cada vez mais. Já me coloquei a disposição para o que ele precisar e dou meu total apoio. Celíacos existem em qualquer lugar, até mesmo em cidades pequenas. Então, esse preconceito de que esse tipo de loja só existe em cidade grande precisa acabar. Foi lá que eu encontrei o tal pão...
O endereço da loja é:
Avenida Francisco Válio, 916 - Centro
Telefone: 015 35270400
Para conhecer a página do facebook, clique aqui!


Este pão é feito pela Sabor de Saúde, uma padaria especializada em alimentação funcional. Tudo o que é feito lá é sem glúten e sem leite. E alguns outros produtos, sem soja, açúcar, ovo. Vocês conseguem ter noção disso? Temos uma padaria só para nós!

Este pão da foto acima é de mandioquinha...uma delícia. Neste fim de semana que passou fui até lá para conhecer pessoalmente...fiquei contente da vida e encantada com as pessoas que trabalham lá. Que cuidado! Mais pra frente, criarei um post somente para falar sobre os produtos de lá. Tem cada coisa gostosa! Não deixem de visitar! Só não se esqueçam...esta padaria fica na cidade de São Paulo.
O endereço é:
Avenida Fagundes Filho, 936 (pertinho do metrô São Judas) - Vila Monte Alegre - São Paulo
Telefone: 011 28720500
Para conhecer a página do facebook, clique aqui!

Bom, a minha última dica, e também MUITO valiosa, é com relação a farinha de empanar. Para quem não sabe, não podemos nem chegar perto de empanados, visto que a farinha usada é a de rosca, ou seja, pão moído. Logo que descobri fiquei bastante triste por saber que não conseguiria comer empanados, até descobrir uma farinha maravilhosa e claro, sem glúten.





E vocês não acreditam! Ela é baratinha. Custa menos de 3 reais. Esta, em Itapetininga, eu encontrei no Supermercado Pão de Mel Express. Podem comprar e prepararem tudo o que quiser. Eu já usei e até a faxineira aqui em casa disse que não tem diferença alguma. Nhami...delícia!

É claro, a cidade ainda tem muito mais a oferecer, no que diz respeito a alimentação sem glúten. Porém, posso dizer a vocês que para uma cidade pequena, os primeiro passos foram dados e que, se não há consciência e respeito por parte das pessoas, pode existir infinitas lojas que de nada adianta! Parabenizo a todas as pessoas que me receberam tão bem, principalmente nos restaurantes, os amigos, enfim...a todos! Tenho certeza de que esse ramo só crescerá na cidade, basta a população estar atenta e aberta para isso.


Uau! Quantas dicas hoje, não é? 
Espero que vocês tenham aproveitado. 

Para quem quiser e precisar de um acompanhamento nutricional em Itapetininga e região, indico a nutricionista Amanda Nunes Ferreira. 
Ela tem formação pela Universidade Paulista de Sorocaba. 
Mande um email e marque uma avaliação. O contato dela pode ser feito, inicialmente, via email:
amanda.ntr@gmail.com


--------------------------------------------------------------
Só para dar um feedback a vocês também, gostaria de compartilhar duas coisas. 
A primeira e no meu ponto de vista a mais importante é que semana passada ouvi de uma colega de dança, que é diretora de uma escola pública, que foi após conhecer minha história que ela passou a pensar e se colocar no lugar de dois dos seus muitos alunos que possuem o diagnóstico de doença celíaca. Até então, a maior preocupação dela eram os diabéticos, os que convulsionam ou com outros tipos de doença. Mas depois que conversamos, ela me disse que foi por minha causa que ela passou a pensar nos aspectos emocionais da crianças, pois elas nunca participam de festinhas com os colegas (repletas de glúten!) e nem da páscoa, onde a professora fez chocolate com as crianças em sala de aula. Hoje, ela está tentando mudar algumas coisas na escola para a adaptação destas crianças, inclusive com relação ao café da manhã, onde é servido bolacha e pão. Fiquei tão feliz com isso...pra mim o que ficou foi: tenho certeza de que estou plantando sementinhas para ajudar as pessoas e isso é tão gratificante
É claro, frente ao grande desafio de se trabalhar com o tipo de público que ela trabalha, com condição socioeconômica baixa, a questão levantada durante a nossa conversa foi: como adequar a alimentação destas crianças a esta condição vivida por elas? Parece fácil mas quem segue a dieta isenta de glúten sabe o quanto nossa alimentação é cara, se comparada com a de pessoas sem o diagnóstico. Enfim, espero que eu possa ajudá-la nisso e no que mais for preciso.

A segunda é que o blog alcançou, só neste mês, 396 visitas! 
Muito obrigada a todos vocês, de coração. Quero deixar claro aqui que este blog não é minha fonte de renda...não ganho dinheiro com o que escrevo aqui. Faço por amor e por vontade de ajudar ao próximo. Então, compartilhando este cantinho com outras pessoas você não está ajudando a mim, mas a todas as outras pessoas que podem estar a espera de alguma dica, como um dia eu estive.

Ah! Já estava me esquecendo! Dia 20 de maio foi o Dia Internacional do Celíaco. Achei uma foto que traduz claramente como eu me sinto estando nesta condição. Espero que este blog ajude vocês a se sentirem assim também.



Um grande beijo e até a próxima!


* Esteja atento(a) a data dessa publicação, pois podem haver alterações, com relação aos lugares visitados, sem conhecimento do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...